O PL de Jair Bolsonaro e o PT de Lula vão disputar as eleições municipais em todas as capitais. Mas os candidatos desses dois partidos — ou que são apoiados por eles — contam com apenas parte do eleitorado do presidente e de seu antecessor, segundo um levantamento do g1 em dados das pesquisas da Quaest de 22 capitais (nas demais não há pesquisas divulgadas pela consultoria) .
Candidatos do PL e aliados detêm a maior fatia de intenção de votos dos eleitores de Jair Bolsonaro (PL) em 10 de 22 capitais, apontam pesquisas da Quaest. Já os candidatos do PT ou de aliados têm a maior parcela dos eleitores de Lula em 6 delas.
A Quaest perguntou aos eleitores em quem eles iriam votar em 2024 e, entre outras coisas (como a religião), perguntou em quem eles votaram no 2º turno da eleição presidencial em 2022;
Com isso, é possível saber qual é a intenção de voto dos eleitores que votaram em Lula (PT) ou em Bolsonaro (PL) naquele ano.
Em quem votam os eleitores de Lula?
- Os candidatos do PT (ou que são de outro partido, mas têm o PT na coligação) ficam com a maior fatia das intenções de voto entre os eleitores de Lula em 6 das 22 capitais: Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro e São Paulo.
- Em outras 11, a maior fatia dos eleitores de Lula declara voto em outros candidatos: Aracaju, Belo Horizonte, Boa Vista, Florianópolis, Porto Velho, Salvador, Campo Grande, João Pessoa, Macapá, Maceió (onde a maioria, 66%, diz que vai votar no candidato do PL) e Manaus
- Nas outras 5 (Belém, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza e Vitória) há empate técnico – a fatia dos eleitores de Lula que dizem votar no candidato do PT (ou de um aliado do partido) é semelhante à dos que declaram voto em outro candidato.
Em quem votam os eleitores de Bolsonaro?
- Os candidatos do PL (ou que têm o partido na coligação) têm a maior fatia das intenções de voto entre os eleitores do presidente em 10 capitais: Aracaju, Belém, Boa Vista, Cuiabá, Florianópolis, Maceió, Porto Alegre, Porto Velho, Rio Branco e Salvador;
- Em outras 7, a maior fatia dos eleitores de Bolsonaro declara voto em outros candidatos e não no do PL (ou que é apoiado pela legenda): Recife (onde 70% dizem que vão votar no candidato do PSB, que tem o PT na aliança) , Rio de Janeiro, João Pessoa, Macapá, Manaus, Vitória e Campo Grande;
- Nas outras 6 ( Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia e São Paulo), há empate técnico – a fatia dos eleitores de Bolsonaro que dizem votar no candidato do PL (ou apoiado pelo partido) é semelhante à dos que declaram voto em outro candidato.
Ligação com Lula ou Bolsonaro não se transfere necessariamente para partidos
Diretor da Quaest, Felipe Nunes afirma que a identificação do eleitor com Lula ou Bolsonaro ocorrida em 2022 não necessariamente se transfere para os partidos de cada um.
“A polarização nacional de 2022 foi construída por medo. Metade do país estava com medo da volta do PT ao poder, enquanto a outra metade tinha medo da continuidade do Bolsonaro. Também havia uma grande identificação com os dois presidentes. Eram ligações pessoais, que encontraram unidade e coesão no medo e que começaram a transbordar para o nosso dia a dia. Mas não necessariamente essa identidade é transferida para partidos. Essa conexão acontece quando o candidato tem as mesmas características que as duas referências e quando a disputa gera medo de que um dos dois lados rejeitados pelo outro lado tem chance de vencer”, aponta o diretor.
Veja, abaixo, os detalhes de cada uma das capitais.
Aracaju
A candidata do PL, Emília Corrêa, tem a maior fatia da intenção de voto dos eleitores de Bolsonaro. A candidata do PT, Clarisse Carvalho está empatada tecnicamente com outros candidatos (inclusive a do PL) entre os eleitores de Lula.
A pesquisa, contratada pela TV Sergipe, realizou 852 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 23 e 25 de agosto. A margem de erro na pesquisa geral é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SE-09990/2024.
Belém
O candidato do PL, Delegado Eder Mauro, tem a maior fatia das intenções de voto entre os eleitores de Bolsonaro (49%). Já o candidato Edmilson Rodrigues (PSOL), que tem o apoio do PT, fica com 25% entre os eleitores de Lula, em empate técnico com outros postulantes.
A pesquisa, contratada pela TV Liberal, realizou 900 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 28 e 30 de agosto. A margem de erro na pesquisa geral é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PA-02991/2024.
Belo Horizonte
O candidato do PL, Bruno Engler, tem 26% de intenção de voto entre os eleitores de Bolsonaro, empate técnico com os 29% que Mauro Tramonte (Republicanos) tem nesse grupo. O candidato do PT, Rogério Corrêa, tem 14% das intenções de voto dos eleitores de Lula, menos que os 29% Tramonte e os 26% de Duda Salabert (PDT), que é vice-líder na Câmara do governo do petista e diz contar com o apoio do presidente na disputa pela prefeitura da capital mineira.
A pesquisa, contratada pela TV Globo, realizou 1.002 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 25 e 27 de agosto. A margem de na pesquisa geral é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MG-09915/2024.
Boa Vista
Arthur Henrique (MDB), que tem o PL na chapa, tem 70% das intenções de voto entre os eleitores de Bolsonaro e 64% dos eleitores de Lula. Mauro Nakashima, candidato da federação PT/PCdoB/PV, tem 6% das intenções de voto entre os eleitores do petista.
A pesquisa, contratada pela Rede Amazônica, realizou 704 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 24 e 26 de agosto. A margem de erro na pesquisa geral é de 3,7 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RR-01685/2024.
Campo Grande
Rose Modesto (União) lidera as intenções de voto tanto entre os eleitores de Lula, com 37%, quanto entre os eleitores de Bolsonaro, com 31%. A candidata do PT, Camila Jara, tem 23% dos eleitores de Lula e Beto Pereira (PSDB), que tem o PL na coligação, fica com 19% entre os eleitores de Bolsonaro.
A pesquisa, contratada pela Rede Matogrossense, realizou 852 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 24 e 26 de agosto. A margem de erro na pesquisa geral é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MS-03495/2024.
Cuiabá
Em Cuiabá, Eduardo Botelho (União) tem 31% das intenções de voto dos eleitores de Lula – numericamente abaixo, mas em empate técnico nesse segmento com Lídio, candidato do PT, que tem 41%. Entre os eleitores de Bolsonaro, o cenário é semelhante: Botelho tem 30% das intenções de voto, numericamente abaixo, mas em empate técnico nesse segmento, com os 41% de Abílio (PL), o candidato do PL.
A pesquisa, contratada pela Rede Matogrossense, realizou 852 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 24 e 26 de agosto. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MT-07650/2024.
Curitiba
Eduardo Pimentel (PSD), que tem o PL na coligação, tem 27% de intenção de voto entre os eleitores de Bolsonaro, numericamente à frente mas em empate técnico no limite da margem de erro com os 17% Luciano Ducci (PSB), que tem o apoio do PT.
Entre os eleitores de Lula, Ducci tem 20% das intenções de voto, ante 31% de Roberto Requião (Mobiliza) no segmento, o que também configura empate técnico.
A pesquisa, contratada pela RPC, realizou 900 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 24 e 26 de agosto. A margem de erro na pesquisa geral é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PR-06447/2024.
Florianópolis
Em Florianópolis, Topázio Neto (PSD), que tem o PL na coligação, tem 60% das intenções de voto de entre os eleitores de Bolsonaro. Entre os eleitores de Lula, Topázio tem 22%, em empate técnico com os 12% de Lela, o candidato do PT, e com 28% de Marquito (PSOL).
A pesquisa, contratada pela NC Comunicações, realizou 852 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 24 e 26 de agosto. A margem de na pesquisa geral é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SC-08197/2024.
Fortaleza
Capitão Wagner (União) tem 39% das intenções de voto entre os eleitores de Bolsonaro, em empate técnico com os 38% de André Fernandes, o candidato do PL. Entre os eleitores de Lula, Wagner tem 25%, em empate tanto com o candidato do PT, Evandro Leitão, como com o do PDT, José Sarto.
A pesquisa, contratada pela TV Verde Mares, realizou 900 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 19 e 21 de agosto. A margem de erro na pesquisa geral é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-04809/2024.
Goiânia
A candidata do PT, Adriana Acossi, tem a maior fatia das inteções de voto entre os eleitores do PT, com 47%. O candidato do PL, Fred Rodrigues, tem 18% entre os eleitores de Bolsonaro, em empate técnico com Mabel (União Brasil), com 24% no segmento.
A pesquisa, encomendada pela TV Anhanguera, foi realizada presencialmente com 900 pessoas de 16 anos ou mais em Goiânia, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo GO-00762/2024. A margem de erro no levantamento geral é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
João Pessoa
Em João Pessoa, Cícero Lucena (PP) tem 48% das intenções de voto entre os eleitores de Bolsonaro, à frente do candidato do PL e ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que tem 18% nesse segmento. Lucena também fica à frente do candidato do PT, Luciano Cartaxo, com 59% a 18%.
A pesquisa, contratada pela TV Cabo Branco, realizou 852 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 24 e 26 de agosto. A margem de na pesquisa geral é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PB-08301/2024.
Macapá
O candidato do MDB, Dr. Furlan, tem 90% das intenções de voto entre o eleitorado de Lula (ante 2% de Paulo 50, do PSOL, que conta com o apoio do PT, E 95% entre o eleitorado de Bolsonaro (ante 1% de Aline 10, do Republicanos, que conta com o apoio do PL).
A pesquisa, contratada pela Rede Amazônica, realizou 704 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 23 e 25 de agosto. A margem de erro na pesquisa geral é de 3,7 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AP-00095/2024.
Maceió
Em Maceió, JHC (PL) tem maioria das intenções de voto entre os eleitores de Bolsonaro (85%) e entre os de Lula (65%). Rafael Brito (MDB), que tem o PT na coligação, tem 8% do eleitorado do petista.
A pesquisa, contratada pela TV Gazeta de Alagoas, realizou 900 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 26 e 28 de agosto. A margem de erro na pesquisa geral é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AL-06310/2024.
Manaus
David Almeida (Avante) tem 39% de intenções de voto entre eleitores de Bolsonaro, à frente do candidato do PL, Capitão Alberto, com 20%. Entre os eleitores de Lula, Almeida tem 33% das intenções de voto, à frente do candidato do PT, Marcelo Ramos, com 13%, e empatado tecnicamente com Amon Mandel (Cidadania), com 23%
A pesquisa, contratada pela Rede Amazônica, realizou 900 entrevistas com eleitores de Manaus de 16 anos ou mais entre os dias 23 e 25 de agosto. A margem de erro na pesquisa geral é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AM-09882/2024.
Porto Alegre
A candidata do PT, Maria do Rosário, tem 62% das intenções de voto dos eleitores de Lula, mesmo percentual que Sebastião Melo (MDB), que tem o PL na coligação, tem entre os eleitores de Bolsonaro.
A pesquisa, contratada pela RBS TV, realizou 900 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 24 e 26 de agosto. A margem de erro na pesquisa geral é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RS-09561/2024.
Porto Velho
Mariana Carvalho (União), que tem o PL na coligação, tem as maiores fatias de intenção de voto entre os eleitores de Bolsonaro (52%) e de Lula (51%). Clélio Lopes (PDT), que tem o PT na coligação, tem 2% entre os eleitores de Lula.
A pesquisa, contratada pela Rede Amazônica, realizou 704 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 24 e 26 de agosto. A margem de erro na pesquisa geral é de 3,7 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RO-09119/2024.
Recife
João Campos (PSB), que tem o PT na coligação, tem 90% das intenções de voto entre os eleitores de Lula. Entre os eleitores de Bolsonaro, tem 70%. O candidato do PL, Gilson Machado, ex-ministro de Bolsonaro, tem 15% nesse segmento.
A pesquisa, contratada pela TV Globo, realizou 900 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 25 e 27 de agosto. A margem de erro na pesquisa geral é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PE-07463/2024.
Rio Branco
O candidato do PL, Tião Bocalom, tem a intenção de voto da maioria dos eleitores de Bolsonaro (57%). Marcos Alexandre (MDB), que tem o PT na coligação, tem 65% das intenções de voto entre os eleitores de Lula.
A pesquisa, contratada pela Rede Amazônica, realizou 704 entrevistas com eleitores de Rio Branco de 16 anos ou mais entre os dias 23 e 25 de agosto. A margem de na pesquisa geral máxima é de 3,7 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AC-04219/2024.
Rio de Janeiro
Eduardo Paes (PSD), que tem o PT na coligação, tem com 77% entre os eleitores de Lula e 49% entre os de Bolsonaro. Alexandre Ramagem, o candidato do PL, tem 22% nesse segmento.
A pesquisa, contratada pela TV Globo, realizou 1.140 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 25 e 27 de agosto. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RJ-08084/2024.
Salvador
Bruno Reis (União) , que tem o PL na coligação, tem 87% das intenções de voto entre os eleitores de Bolsonaro, e 61% entre os de Lula. Geraldo Júnior (MDB), que tem o PT na coligação, fica com 15% nesse segmento.
A pesquisa, contratada pela TV Bahia, realizou 900 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 24 e 26 de agosto. A margem de erro na pesquisa geral é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-07361/2024.
São Paulo
Ricardo Nunes (MDB), que tem o PL na coligação, tem 33% das intenções de voto entre os eleitores de Bolsonaro, numericamente atrás mas em empate técnico com Pablo Marçal (PRTB), que tem 39%. Guilherme Boulos (PSOL), apoiado pelo PT, tem a maior fatia dos eleitores de Lula (44%).
A pesquisa, contratada pela TV Globo, realizou 1.200 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 25 e 27 de agosto. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-08379/2024.
Vitória
Lorenzo Pazolini (Republicanos) tem 72% das intenções de voto entre os eleitores de Bolsonaro, ante 4% do candidato do PL, Assumção. Entre os eleitores de Lula, Panzolini tem 34% das intenções de voto, em empate técnico com os 35% do candidato do PT, João Coser, nesse segmento.
A pesquisa, contratada pela Rede Gazeta, realizou 852 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 25 e 27 de agosto. A margem de erro na pesquisa geral é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número ES-08003/2024.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/eleicoes-2024-pesquisa-quaest-mostra-como-eleitores-de-lula-e-bolsonaro-vao-votar-em-22-capitais/