24 de novembro de 2024
Estudo do Ipea revela aumento de 5,8% na renda de
Compartilhe:

Os rendimentos do trabalho no Brasil continuam a subir, trazendo boas notícias para a economia. De acordo com um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta sexta-feira (6), a renda média do trabalho cresceu 5,8% no segundo trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O relatório, baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) do IBGE, mostra que trabalhadores por conta própria, empregados sem carteira assinada e servidores públicos foram os grandes beneficiados, com aumentos de mais de 7% na renda. No setor privado, o crescimento foi mais lento, com trabalhadores com carteira assinada registrando um aumento de 4,4%.

Destaque positivo foi observado na região Nordeste, que apresentou um aumento expressivo de 8,5% na renda dos trabalhadores. Além disso, pessoas com mais de 60 anos e aquelas com ensino superior também viram seus rendimentos crescerem acima da média.

Outro ponto positivo é o desempenho da renda das mulheres, que vem crescendo mais rápido que a dos homens desde o ano passado. No entanto, no segundo trimestre de 2024, os homens tiveram um crescimento um pouco maior (6,2% contra 5,2% das mulheres).

Setorialmente, a indústria e a administração pública se destacaram, com aumentos acima de 8% nos rendimentos, enquanto os setores de construção, agricultura e serviços profissionais mostraram resultados mais modestos.

Embora a renda individual tenha aumentado de forma geral, a renda média por domicílio apresentou queda, exceto para as faixas de renda muito baixa, que tiveram um pequeno crescimento. A desigualdade de renda individual subiu ligeiramente, mas a desigualdade na renda domiciliar permaneceu estável.

Esses números mostram uma recuperação contínua e um cenário positivo para o mercado de trabalho, com destaque para o aumento expressivo dos rendimentos em diversas categorias, regiões e faixas etárias.

Fonte: https://www.ocafezinho.com/2024/09/06/estudo-do-ipea-revela-aumento-de-58-na-renda-de-trabalhadores/