Fotos: Ascom/Agespisa
A Agespisa já executou 40% da 2ª etapa da obra de implantação da nova adutora de água tratada de Matias Olímpio, no norte do Estado. A adutora é responsável por levar água da Estação de Tratamento para os reservatórios e distribuição na cidade. O investimento vai impactar na redução de vazamentos, evitando interrupções no fornecimento de água e transtornos para a população.
Nesta fase, estão sendo investidos cerca de R$ 6,5 milhões, com recursos próprios e do Governo do Estado. Serão mais 10,5 quilômetros de tubulações de 200 mm, que somados aos cinco já implantados na primeira etapa, vão totalizar 15,5 quilômetros. Um dos trechos substituídos na fase inicial fica localizado na saída do sistema de captação, que registrava frequentes rompimentos devido à pressão da água.
Além da adutora, a Agespisa está construindo um reservatório com capacidade para 500 mil litros de água. Elevado, o reservatório vai distribuir água com maior pressão na rede, beneficiando o abastecimento nas regiões altas da cidade.
O projeto prevê ainda a reforma e reestruturação da Estação de Tratamento de Água, visando evolução na qualidade da água, e uma nova estação elevatória para reforçar o bombeamento. Já o sistema de captação será beneficiado com a montagem e instalação de um novo flutuante, painel elétrico e conjunto motobomba, resultando em uma estrutura mais eficiente.
“Esperamos concluir os serviços no início do segundo semestre deste ano. A obra contempla vários setores do sistema de abastecimento de Matias Olímpio, com destaque para a nova adutora em substituição à atual, que tem histórico de muitos vazamentos e consequente falta de água”, destaca o presidente da Agespisa, José Santana.