20 de setembro de 2024
Compartilhe:

A série iPhone 16 foi revelada nesta segunda-feira (9) pela Apple e oferece como atrativo de compra o Apple Intelligence, um poderoso conjunto de serviços de IA para geração de imagens, reescrita de texto e resumo de páginas na web que chega em breve com o iOS 18.

Para usar a novidade, é preciso ter no mínimo um iPhone 15 Pro ou superior. Mas, saiba que existe uma forma de usar ferramentas parecidas por aí, e o melhor, elas rodam sem precisar investir em um novo celular da Maçã.

Aplicativos de IA para iPhone

Antes do Apple Intelligence, apresentado em junho, já existiam diversos aplicativos capazes de gerar texto e imagens usando IA generativa no iOS. A primeira recomendação é experimentar alguns que podem trazer benefícios para iPhones mais antigos.

  • Se a ideia é pegar blocos de texto e destacar os pontos principais, por exemplo, uma dica é experimentar um navegador gratuito chamado Arc Search;
  • O navegador pode transformar um artigo com milhares de palavras em tópicos, resumir tudo em destaques e mais;
  • Para resumir notas, vale experimentar o aplicativo gratuito Humata AI;
  • Ao visitar a página do serviço pelo navegador, o usuário pode carregar um documento em PDF e digitar solicitações pedindo o resumo dos pontos importantes. Em resposta, o chatbot gera uma cópia digital do documento com as partes relevantes destacadas;
  • Em ferramentas para reescrever texto e soar mais profissional, também não faltam boas opções. Os mais conhecidos incluem o ChatGPT da OpenAI, o Gemini do Google e o Bing AI da Microsoft — todos podem ser baixados gratuitamente na App Store.
iPhones antigos também podem rodar alguns recursos de IA (mesmo que a Apple diga o contrário). (Imagem: Framesira/Shutterstock)

Para escrita, também vale mencionar o Wordtune. O processador de texto permite digitar um parágrafo e clicar em botões para expandir, encurtar ou reescrever frases para soar mais casual, ou formal.

Geração e edição de imagens

Outro recurso muito elogiado é a capacidade de gerar imagens e emojis personalizados com o Apple Intelligence. Existem outras opções para gerar imagens no iPhone, incluindo o Adobe Firefly, encontrado em firefly.adobe.com, e o próprio ChatGPT.

Pessoa usando iPhone 15 Pro
(Imagem: valiantsin suprunovich/Shutterstock)

Leia mais:

  • Apple Intelligence: data de lançamento da IA é revelada
  • Apple revela nova linha iPhone 16, incluindo Plus, Pro e Pro Max
  • Novo Apple Watch é mais fino, tem tela maior e funciona igual iPod
  • Apple anuncia AirPods 4 com cancelamento de ruído e novos AirPods Max

Outra nova ferramenta de inteligência da Apple pode remover automaticamente elementos de uma imagem com um toque. O Google também oferece algo parecido, o Magic Eraser.

A função fica dentro do aplicativo Google Fotos para usuários de iPhone e Android desde 2023. Para usar, basta selecionar sua foto, toque no botão “editar” e selecione a ferramenta Magic Eraser. Você pode então circular objetos ou pessoas que gostaria de apagar.

O post Como transformar iPhone antigo em celular com IA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/09/pro/como-transformar-iphone-antigo-em-celular-com-ia/