21 de setembro de 2024
Compartilhe:

Você já deve ter visto placas indicando para recolher o lixo após o passeio, principalmente em locais próximos à natureza. Uma situação nos Estados Unidos exemplificou o que acontece quando o aviso é desobedecido: um pacote de Cheetos deixado nas profundezas das Cavernas de Carlsbad pode ter tido um impacto significativo no ecossistema.

O local é remoto e considerado um ambiente vulnerável. Os agentes responsáveis tiveram que agir rapidamente para evitar danos maiores.

Entrada para as Cavernas da Carlsbad, no Novo México, Estados Unidos (Imagem: William Silver/Shutterstock)

Pacote de salgadinho deixado em caverna provocou o caos

Um visitante das Cavernas de Carlsbad, parque nacional no Estado do Novo México (EUA), deixou para trás um saco de Cheetos em ala chamada Big Room, a maior câmara de caverna em volume da América do Norte. Leva cerca de uma hora de caminhada subterrânea para chegar lá.

Como o ambiente é úmido e o saco ainda continha salgadinhos, criou-se o ambiente perfeito para atrair micróbios, fungos e insetos. Em publicação no Facebook, o Serviço Nacional de Parques (NPS, na sigla em inglês) emitiu alerta severo para a poluição dentro da caverna e explicou o que aconteceu:

O milho processado, amolecido pela umidade da caverna, formou o ambiente perfeito para hospedar vida microbiana e fungos. Grilos, ácaros, aranhas e moscas da caverna logo se organizam em teia alimentar temporária, dispersando os nutrientes para a caverna e formações ao redor. Os fungos se espalham mais alto nas superfícies próximas, frutificam, morrem e fedem. E o ciclo continua.

Serviço Nacional de Parques, em publicação no Facebook

O serviço ainda acrescentou que, apesar do saco plástico com comida parecer trivial na perspectiva humana, pode mudar a vida na caverna.

caverna de lascaux, na frança
Caverna de Lascaux, na França, é outro exemplo de ação humana no ecossistema (Imagem: o.sb/Shutterstock)

Caverna é ambiente vulnerável

Cavernas são consideradas ambientes vulneráveis. Como elas estão isoladas do mundo exterior, abrigam uma variedade de organismos que estão adaptados àquele ambiente – e são sensíveis a fatores externos (como o Cheetos). Um simples erro poderia ter perturbado o equilíbrio do ecossistema inteiro.

No caso das Cavernas de Carlsbad, agentes florestais passaram 20 minutos removendo o lixo cuidadosamente, bem como o mofo que se instalou na superfície do local. A intenção era não deixar nenhum impacto do salgadinho por lá.

Leia mais:

  • Como ativar ou desativar o VoLTE no celular [iOS ou Android]
  • Quando a antena parabólica antiga para de funcionar no Brasil?
  • Caverna traz evidências de vida humana há dez mil anos

Não é a primeira vez que cavernas sofrem com ação humana

O IFLScience lembrou de outro caso em que o ecossistema de caverna foi alterado por conta da ação humana:

  • A história se desenrolou na Caverna de Lascaux, no sudoeste da França. O local abriga algumas das pinturas rupestres pré-históricas mais famosas do mundo e foi descoberto na década de 1940;
  • Desde então, turistas e pesquisadores passaram a frequentar a caverna, o que aumentou os níveis de calor e umidade no interior;
  • Isso permitiu a introdução de novos organismos em ecossistema que já estava estabelecido. Na ocasião, fungos e líquens passaram a crescer devidos às novas condições de ar;
  • O resultado? Eles danificaram os murais e as pinturas, e o local teve que ser fechada na década de 1960 para evitar maior deterioração.

O post Como um pacote de Cheetos instaurou o caos em caverna nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/09/ciencia-e-espaco/como-um-pacote-de-cheetos-instaurou-o-caos-em-caverna-nos-eua/