O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, prometeu aumentar “exponencialmente” o arsenal nuclear do país como uma medida de defesa contra forças “hostis”. Kim afirmou que a Coreia do Norte enfrenta uma “grave ameaça” devido à “expansão imprudente” de um bloco militar regional liderado pelos Estados Unidos, que estaria se tornando uma ameaça nuclear, segundo a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA).
Em um discurso no 76º aniversário da fundação de seu governo, Kim disse que esse desenvolvimento está levando o país a expandir suas capacidades militares. A Coreia do Norte vai “redobrar suas medidas e esforços para preparar completamente todas as forças armadas do Estado, incluindo a força nuclear, para o combate”, prometeu.
O discurso ocorreu após Pyongyang revelar uma nova plataforma projetada para lançar mísseis balísticos intercontinentais mais poderosos. Nos últimos dias, o país também retomou a prática de enviar balões com lixo em direção à Coreia do Sul.
A Coreia do Norte protestou contra a assinatura de uma nova diretriz de defesa entre os EUA e a Coreia do Sul, em julho, destinada a integrar armas nucleares americanas e armas convencionais sul-coreanas para lidar com as crescentes ameaças nucleares norte-coreanas. O regime de Kim afirmou que a diretriz revela planos de invasão de seus adversários, embora oficiais dos EUA e da Coreia do Sul neguem qualquer intenção de atacar o país.
Desde 2022, a Coreia do Norte acelerou significativamente suas atividades de testes de armas, ameaçando ter a capacidade de lançar ataques contra os EUA e a Coreia do Sul. De acordo com o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), o país possui atualmente cerca de 50 ogivas nucleares, embora o número exato seja desconhecido.
A Coreia do Norte está sujeita a sanções internacionais devido aos seus programas nucleares e de mísseis, sendo o último teste nuclear conhecido realizado em 2017. Em resposta, EUA e Coreia do Sul têm ampliado exercícios militares, que Pyongyang classifica como ensaios de invasão.
Fonte: https://www.ocafezinho.com/2024/09/10/lider-norte-coreano-anuncia-expansao-urgente-do-arsen-nuclear-entenda/