O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal devido à baixa umidade. Imagens de satélite mostram uma mancha de ar seco de mais de de 3 mil quilômetros de extensão e largura sobre o Brasil.
Bolha de ar seco potencializa queimadas
A enorme mancha de secura se estende do Maranhão a Santa Catarina e do Rio Grande do Norte a Rondônia. Apenas os estados do Acre, Amapá, Roraima, Amazonas e Rio Grande do Sul não estão totalmente cobertos pela bolha de ar seco.
Os dados são captados em medições de satélite e foram divulgadas pelo site Windy, especialista em informações meteorológicas em tempo real, que apresenta vários tipos de medições de condições do clima de todo o planeta.
Segundo o Inmet, o fenômeno deve causar uma baixa ainda maior na umidade relativa do ar. O índice deve ficar entre 20% e 12% em vários estados e no Distrito Federal, onde há maior risco de incêndios florestais e problemas à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.
O Instituto Nacional de Meteorologia ainda emitiu ainda um alerta de ondas de calor para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e parte de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nesses locais as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média. As informações são do UOL.
Leia mais
- Consequências das queimadas já chegam até seu prato; entenda
- Fumaça das queimadas na Amazônia pode chegar à Argentina e ao Uruguai
- Sol laranja e Lua vermelha: apesar de lindos, esses efeitos são um mau sinal
Estados com alerta de perigo devido à baixa umidade:
- Goiás;
- Bahia;
- Mato Grosso do Sul;
- Tocantins;
- Rondônia;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraná;
- São Paulo;
- Maranhão.
O post De Norte a Sul: mancha gigantesca de ar seco toma conta do Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/10/ciencia-e-espaco/de-norte-a-sul-mancha-gigantesca-de-ar-seco-toma-conta-do-brasil/