Quatro focos de incêndio continuam ativos no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, segundo a última atualização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Brigadistas seguem combatendo as chamas, segundo o instituto.
Apenas um dos focos está controlado e ainda em monitoramento. O fogo no parque começou no início da tarde da última quinta-feira (5).
“Até o momento, não há informações sobre a origem do incêndio. As equipes continuam a trabalhar para extinguir o fogo e proteger a biodiversidade da região”, disse o ICMBio, em nota.
O incêndio florestal já queimou cerca de 10 mil hectares, sendo 7 mil dentro das áreas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O combate ao fogo conta com a participação brigadistas do ICMBio, do Ibama, além de voluntários da Rede Contra Fogo e Cerrado de Pé.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros segue, até o momento, aberto para visitantes, devido à distância dos incêndios e focos de calor da área de visitação. As equipes estão atuando em diversas frentes, incluindo a região da Serra do Segredo, que está dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Pouso Alto.
Além disso, para auxiliar no combate ao incêndio, duas aeronaves air tractor estão sendo utilizadas para o lançamento de água, resfriando as linhas de fogo e facilitando o trabalho dos brigadistas no solo, afirmou o ICMBio. Aproximadamente 35 pessoas que atuam no Posto de Comando, baseado na UNB Cerrado, estão responsáveis pela logística e coordenação das operações.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/chapada-dos-veadeiros-tem-incendios-ha-quase-uma-semana/