Em novo material de campanha, Alexandre Ramagem, candidato pelo Partido Liberal (PL), divulgou um vídeo em que afirma mostrar o “Rio sem maquiagem”. No vídeo, publicado em sua conta no Instagram, são exibidas montagens com imagens de lixo espalhado pelas ruas, enchentes e buracos. Em uma das cenas, uma placa de rua alerta para a presença de um “buraco novo”. No entanto, essa imagem não foi registrada no Rio de Janeiro, mas sim em uma rua localizada no estado do Pará.
A informação foi inicialmente divulgada no blog da jornalista Lu Lacerda e posteriormente confirmada pelo jornal O Globo. A foto utilizada na campanha de Ramagem foi originalmente publicada em julho de 2021, em uma reportagem que tratava da situação das ruas de Bragança, no Pará, no site da Fundação Educadora.
Ao realizar uma pesquisa no Google utilizando termos como “buraco de rua” e “cuidado”, é possível encontrar essa mesma imagem ainda na primeira página dos resultados. Isso evidencia que a foto foi retirada da internet e utilizada fora de seu contexto original na peça de campanha.
O erro rapidamente se tornou munição para seu principal rival na disputa, o atual prefeito Eduardo Paes (PSD). Em uma publicação no Instagram, Paes afirmou que Ramagem não conhece a própria cidade.
“Pelo visto, o candidato do governador, além de não conhecer a diferença entre as atribuições municipais e estaduais, também não conhece a própria cidade”.
Após a repercussão, Ramagem apagou a publicação do Instagram. Mas vídeo continua no perfil do candidato no Tik Tok. Na rede, ele afirmou que Paes vende uma imagem “maquiada” e que a “realidade nas ruas é outra”.
Com informações de O Globo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/ramagem-utiliza-na-campanha-fotos-e-video-de-rua-do-para-para-atacar-eduardo-paes/