O estado do Rio Grande do Sul foi atingido por uma ‘chuva preta’, nesta última terça-feira (10). As imagens do fenômeno foram registradas por moradores da região.
De acordo com Andrea Ramos, meteorologista da Climatempo, a chuva, que teve alteração em sua cor, é resultado das queimadas no país. As fumças de incêndios no Norte e Centro-Oeste acabaram chegadno à região.
“A gente tem um canal de vento que sai da Amazônia, passa pelo Centro-oeste e atinge também a região Sul”, explica ela.
A modificação na coloração da água das chuvas também é ocasionada pelas partículas de fuligem espalhadas na atmosfera. Para a meteorologista, além da chuva, a fumaça proveniente dos incêndios também gera o fenômeno conhecido como sol alaranjado.
“É uma evidência da presença de fuligem e fumaça na atmosfera. Ou seja, quando existem muitos poluentes, é gerado um reflexo. Quanto mais variar a coloração de laranja para vermelho, mais material particular têm na atmosfera”, ressaltou Andrea.
A meteorologista ainda aponta que para amenizar os riscos para a saúde é recomendado o uso de máscara, se manter hidratado, além de manter os ambientes mais úmidos.
Qualidade do ar
Nesta última terça-feira (10), a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) publicou em suas redes sociais uma comparação do céu da cidade de Porto Alegre (RS) para demonstrar os efeitos das queimadas na região.
Na imagem, é possível visualizar que na última sexta-feira (6) – imagem da esquerda -, o céu permanecia ensolarado e com coloração azul. No entanto, a foto tirada durante esta terça-feira (10) – imagem da direita – mostra o céu coberto por uma densa camada de fumaça. Confira:
“Mesmo com o tempo firme e ensolarado, os dias têm parecido acinzentados. A fumaça dos incêndios está bloqueando a passagem dos raios solares, criando essa aparência”, afirmou a Sala de Situação na publicação.
A empresa IQAir, que monitora a qualidade do ar em Porto Alegre (RS), mostra que, nesta quarta-feira (11), a qualidade da atmosfera se encontra em estado “insalubre”. Os parâmetros estabelecidos pelo monitoramento variam entre “Bom”, “Moderado”, “Insalubre para grupos sensíveis”, “Insalubre”, “Muito insalubre” e “Perigoso”.
Imagens captadas durante um voo também mostram o céu coberto por uma densa camada de fumaça, na cidade gaúcha de Santa Maria. Veja:
*Sob supervisão de Bruno Laforé
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/chuva-preta-e-registrada-no-rs-fenomeno-e-decorrente-das-queimadas-no-pais/