20 de setembro de 2024
Compartilhe:

Os efeitos das queimadas têm sido sentido de Norte ao Sul do Brasil. Milhões de pessoas estão sofrendo com a grande quantidade de fumaça liberada pelos incêndios. Além disso, várias regiões do país registraram fenômenos como o Sol alaranjado e a Lua avermelhada. Já no Rio Grande do Sul, moradores avistaram até “chuva preta”.

Fenômeno pode se repetir nos estados do Sul do Brasil

  • O estranho fenômeno foi visto em cidades gaúchas como Pelotas e Arroio Grande.
  • Os habitantes destes municípios relataram que uma água escura simplesmente caiu do céu nesta semana.
  • A ocorrência da “chuva preta” havia sido prevista pela empresa de meteorologia MetSul e está relacionada com as queimadas no restante do Brasil.
  • Como há previsão de chuva para os próximos dias, episódios do tipo podem se repetir no Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina e no Paraná, dependendo das condições locais e da quantidade de fuligem em suspensão na atmosfera.

Leia mais

  • Fumaça das queimadas na Amazônia pode chegar à Argentina e ao Uruguai
  • Do cérebro aos pulmões: como as queimadas te afetam por dentro
  • Consequências das queimadas já chegam até seu prato; entenda
  • Sol laranja e Lua vermelha: apesar de lindos, esses efeitos são um mau sinal

O que é a “chuva preta”?

Os cientistas explicam que as queimadas podem não consumir totalmente alguns materiais orgânicos, como madeira e resíduos agrícolas. Quando isso acontece, o que é chamado de combustão incompleta, forma-se um material particulado constituído basicamente por carbono: a famosa fuligem.

Essas partículas são bastante finas e muito pequenas, com diâmetros medidos em nanômetros ou mesmo micrômetros. Isso possibilita que elas fiquem suspensas no ar por longos períodos, viajando grandes distâncias com as massas de ar.  

Fenômeno é consequência das queimadas no Brasil (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

Quando chove em áreas com grande quantidade de fuligem suspensa no ar, a água deixa de ser incolor e ganha uma coloração escura. Outras partículas contaminantes na atmosfera também contribuem para o fenômeno, chamado de “chuva preta”.

Especialistas recomendam que esta água não seja ingerida em nenhuma hipótese. Eles destacam que a “chuva preta” contém poluentes que podem afetar negativamente corpos d’água, solos e até a vegetação.

O post “Chuva preta” é registrada no RS; entenda o fenômeno apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/11/ciencia-e-espaco/chuva-preta-e-registrada-no-rs-entenda-o-fenomeno/