A cada dia que passa, o novo Android 15 se aproxima de seu lançamento para todos os usuários. Por ora, o sistema operacional do Google está disponível para desenvolvedores.
Segundo informações da big tech, ele deve chegar em algumas semanas aos smartphones Pixel e, “nos próximos meses”, vai pintar aos Samsung Galaxy e dispositivos selecionados. Como é comum, cada fabricante vai customizar o SO à sua maneira, mas sua essência será a mesma.
O The Verge fez uma lista com os principais recursos advindos do próprio Google, além de Samsung e outros desenvolvedores. Confira a seguir.
Novos recursos que virão com o Android 15
Multitarefa aprimorada
- No Android 15, o sistema multitarefa em tablets e telas grandes será aprimorado;
- Os usuários poderão fixar a barra de tarefas de forma permanente na tela, de modo a ter experiência mais parecida com um desktop;
- Ainda, combinações de apps em tela dividida poderão ser salvas para uso posterior;
- Os pares de aplicativos podem, inclusive, ser fixados na barra de tarefas.
Espaço privado
Quem é dono de um Galaxy já está acostumado com a Pasta Segura, espaço no qual é possível instalar apps e guardar documentos, tudo de forma escondida, aumentando a segurança.
Agora, o Google vai expandir o recurso para todos que tiverem o Android 15. Esse espaço privado vai funcionar da mesma forma. Para acessar o conteúdo bloqueado, será necessário fornecer a senha do aparelho ou a digital.
Volta preditiva
Não deixe o estranho nome te assustar: o recurso permite que você veja uma rápida prévia do app vai aparecer ao fazer o gesto universal de voltar (deslizar o dedo a partir da lateral da tela).
Ou seja, você pode ver um site recém-acessado ou a tela inicial. Portanto, você vai ter uma noção do que vai aparecer antes de retornar a tela.
Gravação de parte da tela
Sabe quando você está fazendo um tutorial e quer que apenas uma parte da tela apareça em sua gravação? Pois o Android 15 permitirá isso. Ele estará disponível na própria ferramenta de gravação da tela, com os desenvolvedores podendo adicioná-lo aos seus próprios apps.
Gerenciamento de PDF aprimorado
No novo Android, teremos melhores de PDF. Recursos, como anotações, proteção por senha e até pesquisa são suportados ao nível de SO, dispensando o uso de apps de terceiros, como o Adobe Acrobat Reader.
Novos controles deslizantes de volume
Uma das mudanças estéticas que os usuários Android mais verão tem a ver com o controle deslizante do volume do smartphone. Agora, ele vai ocupar mais espaço na tela e facilitar o ajuste dos volumes de mídia, alarmes e chamadas. Também é possível acessar dispositivos Bluetooth conectados na mesma tela.
Leia mais:
- Celular lento? 7 dicas para melhorar desempenho do Android
- Como deixar seu celular Android mais seguro
- Android 15 é lançado – mas não para todo mundo; entenda
Mensagens via satélite
Similar ao que já vemos há um tempo no iPhone e no Pixel 9 com Android 14 nos EUA, o Android 15 vai permitir o envio de mensagens SMS, MMS e RCS via satélite.
Prévias dos widgets
Os widgets são clássicos no Android e no iOS (talvez um pouco mais no sistema do Google). Na 15ª versão do SO da big tech, você não verá mais exemplos genéricos de como eles ficarão em seu smartphone.
Na verdade, os desenvolvedores poderão, agora, adicionar visualizações personalizadas e detalhadas. Por exemplo, ao adicionar um widget de contato, será possível ver como ele ficará um de seus contatos, e não com um contato genérico.
Melhor visibilidade no escuro
Outras adições ao Android 15 permitirão uma melhor experiência de fotografia. Em ambientes com pouca luz, a pré-visualização da câmera se comportará melhor, sendo mais fácil enquadrar um objeto para tirar uma foto ou fazer um vídeo, e até para captar um código QR.
Há, ainda, controle mais granular sobre o nível de luz do flash, sendo possível aumentar ou diminuir sua intensidade.
Vibrações personalizadas
Já é comum que os aplicativos Android definam seus próprios estilos de vibrações e, no novo Android, o usuário poderá definir isso para canais de notificações específicos. Dessa forma, pode ter uma vibração para um e-mail e dois para um texto, por exemplo.
TalkBack abastecida com IA
E é claro que a inteligência artificial (IA) não pode ficar de fora, e o TalkBack, recurso de acessibilidade, receberá a tecnologia. Com o TalkBack ativado, você pode usar o atalho designado para ter qualquer imagem na tela descrita por uma voz, mesmo não havendo descrição incluída com ela.
No 15, com o Gemini Nano AI, as descrições serão mais abrangentes e úteis. Além disso, dispensa o uso da internet. Os aparelhos que suportam o Gemini Nano, de momento, São o Pixel 8, 9, Galaxy S24, Galaxy Z Fold6 e Z Flip6.
Proteção de senha de uso único
Há contas nas quais fazemos login que são enviadas para senhas de uso único (os OTPs), que ajudam a te identificar. No Android 15, notificações com as OTPs não surgirão na tela, para que haja menos chance de roubo de senhas ao olhar você por cima do ombro, ou gravando sua tela.
Proteção contra roubos
O sistema de Bloqueio por Detecção de Roubo é um dos recursos mais importantes e que já está em teste no Android 14. Ele usa IA para detectar se o telefone foi roubado (quando o ladrão o toma de suas mãos com tudo), ativando, assim, a tela de bloqueio.
Ele também será ativado caso o smartphone permanecer longe da rede por muito tempo, ou se forem realizadas muitas tentativas de autenticação malsucedidas. O bloqueio remoto também está mais fácil.
E não é só nos Androids 15 e 14 que este recurso estará: a partir da versão 10, você poderá utilizá-lo em algum momento deste ano. Na versão 15, ele chega por padrão.
E o dispositivo não poderá ser redefinido (tática comum realizada por ladrões) caso não haja acesso às credenciais da conta Google.
Senhas convencionais
Novidades úteis relacionadas às senhas também estão chegando. Agora, a tela de seleção de conta e a de confirmação estarão juntas, sendo, portanto, uma tela a menos para se mexer.
O Google também está trabalhando em novo recurso de restauração visando facilitar a transferência de credenciais para um novo telefone.
Mais novidades
Ainda haverá mais ajustes menores, como processamento de vídeo mais eficiente, melhor manuseio dos apps em execução no primeiro plano (aumento na duração da bateria), proteções de segurança para impedir que apps maliciosos assumam tarefas executadas por aplicativos confiáveis e o Health Connect poderá extrair mais dados de mais apps por mais tempo.
O post Android 15: confira um resumão sobre tudo o que sabemos até agora apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/11/pro/android-15-confira-um-resumao-sobre-tudo-o-que-sabemos-ate-agora/