10 de novembro de 2024
Como é viver na Estação Espacial? 1º estudo arqueológico no
Compartilhe:

Três astronautas chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quarta-feira (11), se juntando aos outros nove tripulantes atualmente a bordo do laboratório orbital. A cápsula Soyuz que transportava Don Pettit, da NASA, e os cosmonautas russos Alexey Ovchinin e Ivan Vagner, da Roscosmos, acoplou à ISS às 16h32 (horário de Brasília), enquanto ambas as espaçonaves sobrevoavam a Ucrânia, a uma altitude de 418 km. 

O acoplamento ocorreu três horas após o lançamento, que foi realizado no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, com transmissão ao vivo pela NASA TV. A abertura das escotilhas entre a Soyuz e a ISS aconteceu às 18h50.

O astronauta da NASA Don Pettit e os cosmonautas da Roscosmos Alexey Ovchinin e Ivan Vagner chegaram à Estação Espacial Internacional na tarde de quarta-feira (11). Crédito: Centro de Treinamento de Cosmonautas Gagarin

Segundo o planejado, o trio permanecerá por seis meses na ISS, participando das Expedições 71 e 72. Eles retornarão à Terra em março de 2024. 

Leia mais:

  • Como ficar “preso” no espaço pode afetar o senso de tempo dos astronautas
  • Astronautas alcançam ponto mais distante da Terra em mais de meio século
  • Por que a comida tem gosto diferente no espaço?

Time completa número recorde de astronautas na órbita da Terra

Para Pettit, de 69 anos, este é o quarto voo espacial. Ele se tornou o astronauta ativo mais velho da NASA, acumulando 370 dias no espaço desde sua primeira missão, em 2002. Ovchinin, já esteve três vezes na estação. Em uma quarta tentativa, em 2018, houve um problema no foguete durante o voo, obrigando a nave a retornar à Terra em segurança pouco depois do lançamento. Já Vagner, participou de uma missão de seis meses na ISS em 2020.

Além dos três, estão no complexo orbital os astronautas da NASA Michael Barratt, Tracy Caldwell-Dyson, Matthew Dominick, Jeanette Epps, Barry Wilmore e Suni Williams, junto com os cosmonautas da Roscosmos Nikolai Chub, Alexander Grebenkin e Oleg Kononenko. 

Sunita Williams e Barry Wilmore, membros da primeira missão tripulada da Boeing Starliner para a ISS a serviço da NASA, são dois dos 19 indivíduos que estão atualmente na órbita da Terra. Crédito: NASA

Wilmore e Williams fizeram parte da primeira tripulação da cápsula Starliner, da Boeing, que retornou à Terra no último fim de semana após enfrentar problemas em órbita. Eles devem voltar para casa em uma cápsula Crew Dragon da SpaceX, em fevereiro de 2024.

Atualmente, há um total de 19 pessoas em órbita, o que representa um novo recorde. Além dos tripulantes da ISS, três indivíduos estão na estação espacial chinesa Tiangong e quatro da missão privada Polaris Dawn, a bordo de uma cápsula Crew Dragon da SpaceX.

O post Estação Espacial Internacional recebe nova equipe de astronautas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/12/ciencia-e-espaco/estacao-espacial-internacional-recebe-nova-equipe-de-astronautas/