20 de setembro de 2024
Compartilhe:

Em 25 de janeiro de 1979, Robert Williams se tornou a primeira pessoa a ser morta por um robô. O óbito ocorreu dentro da fábrica de fundição da Ford Motor Company, no Michigan, Estados Unidos. Após o caso, a tecnologia evolui bastante, mas isso não foi o suficiente para evitar novas mortes causadas por sistemas robóticos.

Funcionário foi esmagado por robô

  • Williams era funcionário da empresa há 25 anos.
  • Naquele dia, em 1979, ele estava trabalhando com um sistema de recuperação que movia peças fundidas e outros materiais de uma parte da fábrica para outra.
  • Suspeitava-se que havia ocorrido um mau funcionamento, uma vez que a máquina estava funcionando lentamente.
  • O trabalhador, então, subiu no terceiro andar de uma estante para tentar resolver o problema.
  • No entanto, acabou sendo atingido por trás e esmagado por um braço mecânico.
  • De acordo com as investigações da época, o incidente ocorreu porque o sistema robótico identificou erroneamente o homem como um objeto inanimado que precisava ser movido da unidade de armazenamento.
  • O robô teria continuado trabalhando por 30 minutos até que colegas de Williams percebessem o que havia acontecido.
Fábrica onde aconteceu primeira morte causada por robô (Imagem: Administração Nacional de Arquivos e Registros dos EUA)

Leia mais

  • Relatório aponta que robô da Tesla atacou engenheiro da montadora
  • Robôs industriais estão afetando a saúde mental de trabalhadores, diz estudo
  • Projeto da USP quer colocar robôs para trabalhar em estações petrolíferas arriscadas

Pagamento de indenização histórica

Em 1983, a família de Williams processou a Litton Industries, fabricante da máquina, argumentando que dispositivos de segurança suficientes não foram instalados em áreas onde o braço robótico estava se movendo com força considerável.

Eles acabaram recebendo US$ 10 milhões de compensação. Na época, este foi o maior prêmio de danos pessoais da história do estado. Com mais disputas legais, o valor acabou sendo corrigido para US$ 15 milhões, em 1984.

O caso aconteceu em um período em que as indústrias estavam começando a integrar mais sistemas automatizados e robótica em suas linhas de fábrica. Isso, no entanto, criou novas ameaças à segurança no local de trabalho.

robôs industriais em fábrica
Aumento da tecnologia não impede falhas que podem levar à morte (Imagem: SasinTipchai/Shutterstock)

Apenas dois anos após a morte de Williams, um incidente semelhante aconteceu no Japão. Em 1981, Kenji Urada, um trabalhador de 37 anos da fábrica da Kawasaki Heavy Industries, em Akashi, foi morto por um braço mecânico enquanto verificava um robô com defeito. Ele supostamente ligou o robô acidentalmente depois de pular uma barreira de segurança na fábrica.

Muitas outras mortes desse tipo ocorreram nas décadas seguintes. Um estudo de 2023 identificou pelo menos 41 mortes relacionadas a robôs nos Estados Unidos entre 1992 e 2017, com quase metade dos incidentes acontecendo no Centro-Oeste, uma área historicamente associada à indústria pesada e manufatura.

O post Primeira morte causada por robô aconteceu há 45 anos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/12/ciencia-e-espaco/primeira-morte-causada-por-robo-aconteceu-ha-45-anos/