20 de setembro de 2024
Compartilhe:

A Polícia Federal (PF) indiciou o deputado federal André Janones (Avante-MG) por suspeita de envolvimento em um esquema de “rachadinha” em seu gabinete. De acordo com o relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), Janones teria cometido os crimes de peculato, corrupção passiva e associação criminosa.

Além do deputado, um assessor e um ex-assessor também foram indiciados pelos crimes de corrupção passiva e associação criminosa.

A investigação foi aberta após a divulgação de um áudio pelo portal Metrópoles, no qual Janones supostamente solicitava que seus funcionários fizessem doações mensais de seus salários para cobrir despesas de campanha.

Em áudio, deputado pede devolução de valores

No relatório, a PF aponta que o áudio foi autenticado tanto pelos participantes da reunião quanto por laudos periciais, confirmando que o parlamentar pediu a devolução de parte da remuneração de seus assessores, prática conhecida como “rachadinha”, enquadrada como corrupção passiva.

Além disso, a PF afirma que um assessor de Janones pagava as faturas de cartões de crédito usados pelo deputado, sem que houvesse ressarcimento. Janones teria solicitado o reembolso desses valores à Câmara dos Deputados, o que caracterizaria o crime de peculato. “O Deputado Federal André Janones é o eixo central em torno do qual toda a engrenagem criminosa gira”, diz o relatório da PF.

Em sua defesa, Janones nega as acusações de “rachadinha” e irregularidades em seu gabinete desde o início das investigações. O processo agora aguarda avaliação no STF.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/policia-fedeal-indicia-andre-janones-por-pratica-de-rachadinha-em-seu-gabinete/