20 de setembro de 2024
Compartilhe:

A Meta, controladora do Facebook e Instagram, está utilizando fotos e postagens públicas de usuários para treinar suas tecnologias de inteligência artificial. Entre os países que a Meta usa esta prática, a Austrália se destaca pela insatisfação com a situação, conforme reportado na ABC News local.

Embora os usuários europeus possam optar por não participar desse processo devido às restrições do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), essa opção não está disponível para australianos, conforme revelado em um comitê parlamentar.

Em julho, a Meta suspendeu o lançamento de seu novo produto de IA na Europa em resposta às regras de privacidade do GDPR e ofereceu aos usuários europeus a possibilidade de exclusão de seus dados. No entanto, na Austrália, os usuários não têm essa opção, o que gerou críticas de políticos australianos.

O senador Tony Sheldon questionou os executivos da Meta sobre a falta de uma opção semelhante para os australianos, expressando frustração por não poder optar por não participar da coleta de dados.

Leia mais:

  • Meta desativa plataforma que monitorava desinformação em redes sociais
  • 4 maneiras de filtrar conteúdo no Instagram
  • Meta é cobrada a mostrar como usa seus dados para treinar IA
Meta se defendeu dizendo que usa apenas dados de maiores de idade (Imagem: Mamun sheikh K / Shutterstock.com)

Melinda Claybaugh, diretora de política de privacidade da Meta, explicou que a coleta de dados se limita às postagens públicas de pessoas maiores de 18 anos e que a política de optar por não participar disto na Europa foi uma resposta a uma legislação específica, sem se comprometer a oferecer a mesma opção na Austrália.

O senador David Shoebridge destacou que a coleta de dados desde 2007 poderia ter incluído postagens que não foram definidas como privadas pelos usuários australianos, a menos que alteradas posteriormente.

Claybaugh confirmou que a definição de postagens como privadas agora não afetaria a coleta de dados já realizada. Sheldon criticou a falta de consideração da Meta pelos direitos dos usuários australianos e pediu ações governamentais para proteger os direitos de privacidade.

E os dados dos usuários brasileiros?

  • Por aqui, a Meta foi ordenada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) a suspender o uso de dados pessoais de usuários para treinar IA, como mostramos por aqui.
  • Posteriormente, a ANPD exigiu que a Meta forneça relatórios internos sobre o uso de dados de usuários brasileiros.
  • A agência alega que a big tech, dona do Facebook e do Instagram, pode ter colocado usuários brasileiros em risco.
logo da Meta AI com logos das redes sociais da Meta no fundo
Publicações feitas no Facebook e no Instagram desde 2007 podem estar sendo usadas pela Meta para treinar IA (Imagem: QubixStudio / Shutterstock.com)

O post Meta: uso de dados de usuários para treinar IA volta a gerar polêmica apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/12/pro/meta-uso-de-dados-de-usuarios-para-treinar-ia-volta-a-gerar-polemica/