20 de setembro de 2024
Compartilhe:

A candidata do PSB à prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral, afirmou nesta sexta-feira (13) que aposta na série de debates programados para os próximos dias como uma estratégia para superar a estagnação nas pesquisas de intenção de voto. De acordo com levantamentos divulgados nesta semana pela Quaest e pelo Datafolha, a deputada federal mantém 8% das preferências dos eleitores, sem variação em relação às sondagens anteriores.

Tabata comemorou o fato de não ter perdido pontos nas pesquisas, apesar de uma semana de campanha mais “morna”, e destacou que os debates agendados para domingo (TV Cultura), terça-feira (UOL/RedeTV!) e sexta-feira (SBT), na próxima semana, devem ser importantes para aumentar sua visibilidade e conquistar mais eleitores.

— Essa última semana foi a única em que a gente não teve debate. A gente viu, inclusive, as redes sociais de todos os candidatos terem uma queda de atenção. Então, para ser bem sincera, a gente celebra que a gente consegue manter (a taxa de intenções de voto). Sem financiamento ilegal, sem máquina, sem os ‘mil minutos’ que o Nunes tem na televisão. Domingo, esse jogo vira. Essa é a oportunidade que a gente estava esperando para, além do trabalho que é feito na rua, na rede social, voltar a ter a atenção das pessoas — disse durante visita a uma feira voltada ao trabalho jovem, na Zona Norte.

Tabata rechaçou o discurso a favor de uma espécie de “voto útil” de seus eleitores no candidato do PSOL, Guilherme Boulos, para evitar um segundo turno entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB).

Segundo a candidata, o voto em Boulos seria um “voto inútil”, já que o candidato do PSOL perde para Nunes e ganha por uma margem estreita de Marçal em simulações de segundo turno, ainda de acordo com as pesquisas desta semana.

— O que a gente está fazendo é mostrar os números. Sou a única candidata que não perde para ninguém no segundo turno. A única. Eu venço com margem do Marçal, eu venço com margem do Nunes e dá ali que eu tenho empate com o Boulos, mas não acredito nisso porque ele tem a maior rejeição, e eu tenho, a menor. Então, o que a gente está trazendo é lembrar as pessoas que levar o Boulos para o segundo turno é um voto inútil. É colocar alguém que vai perder. Levar a gente para o segundo turno é um voto útil. É garantir que a gente vai ganhar — afirmou.

Em sua visita ao Expo Center Norte, Tabata posou para diversas selfies com adolescentes e destacou sua trajetória de ex-aluna da rede pública que conseguiu chegar à Universidade Harvard. Também defendeu a criação de mais oportunidades para os jovens da periferia a partir de cursos profissionalizantes bancados pela prefeitura em parceria com as empresas, dizendo-se contra o que chamou de “loteria do CEP”, que beneficia aqueles que nascem em regiões mais abastadas.

Entre os jovens presentes ao evento, não eram todos os que conheciam a candidata. Uma jovem ficou surpresa ao descobrir ali que a deputada foi autora do projeto de lei que criou o programa Pé-de-Meia, que beneficia estudantes do ensino médio. Foi possível ouvir em mais de um momento pessoas se perguntando quem era aquela pessoa que atraía as câmeras.

Com informações de O Globo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/tabata-aposta-em-serie-de-debates-para-superar-estagnacao-de-votos-na-campanha-a-prefeitura-de-sao-paulo/