A nova pesquisa Datafolha sobre as eleições em Fortaleza, divulgada nesta sexta-feira (13), mostra uma disputa ainda incerta pela vaga no segundo turno. O deputado federal André Fernandes (PL) apresentou um crescimento de nove pontos percentuais, passando à frente de Capitão Wagner (União Brasil), com 25% das intenções de voto — um salto em relação aos 16% registrados no final de agosto. Fernandes, aliado de Jair Bolsonaro, está tecnicamente empatado com Wagner, que caiu de 29% para 23%, após liderar os últimos levantamentos.
O candidato Evandro Leitão, aliado do presidente Lula, também cresceu nove pontos, subindo de 10% para 19% nas intenções de voto. Ele empata com Capitão Wagner e se aproxima de Fernandes dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou menos. De acordo com o jornal O Povo, contratante da pesquisa, o Datafolha aponta que, estatisticamente, não há um empate técnico entre Fernandes e Leitão devido à improbabilidade dos números.
O petista também está, tecnicamente, empatado com o prefeito José Sarto (PDT), que soma 18% da preferência do eleitorado da capital do Ceará. O candidato à reeleição e aliado do ex-ministro Ciro Gomes também caiu na comparação com a pesquisa anterior, em que somava 23%.
Resultado da pesquisa:
- André Fernandes (PL): 25% (+9)
- Capitão Wagner (União Brasil): 23% (-6)
- Evandro Leitão (PT): 19% (+9)
- José Sarto (PDT): 18% (-5)
- Eduardo Girão (Novo): 2% (-3)
- Técio Nunes (Psol): 1% (=)
- Zé Batista (PSTU): 0 (-1)
- George Lima (Solidariedade): 0 (=)
- Chico Malta (PCB): 0 (-1)
- Branco/nulo/nenhum: 7% (-2)
- Não sabe: 3% (-3)
A pesquisa Datafolha foi feita de 11 a 13 de setembro e ouviu 644 entrevistados presencialmente. O intervalo de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número CE-07203/2024.
O atual prefeito desponta como o nome mais rejeitado na campanha. São 38% os que não votariam em Sarto. Ele é seguido por Capitão Wagner (32%), Evandro Leitão (29%) e André Fernandes (28%).
A pesquisa espontânea, quando a lista de candidatos não é apresentada ao eleitor, mostra queda de 23 pontos no número de indecisos. Agora somam 38% os entrevistados sem um nome na ponta da língua. Na espontânea, Fernandes marca 16%, Capitão Wagner e Sarto alcançam 12% cada e Evandro Leitão alcança 7%.
Com informações de O Globo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/datafolha-pesquisa-em-fortaleza-mostra-indefinicao-em-vaga-para-o-segundo-turno-nas-eleicoes-municipais-de-outubro/