Em cerimônia de formatura de diplomatas no Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a importância da soberania nacional e do desejo do Brasil em manter boas relações com todos os países, incluindo Venezuela, Argentina, China e Estados Unidos.
Segundo Lula, o Brasil “não tem desavenças com nenhuma nação” e busca um diálogo respeitoso, sem subordinação a qualquer potência.
“Não temos nada contra os Estados Unidos, mas somos soberanos. Não temos nada contra a China, mas somos soberanos. E o Brasil quer estar com a China, com a Índia, com os Estados Unidos, com a Venezuela, com a Argentina. O Brasil quer estar com todo mundo. Agora, de forma soberana, respeitável. Porque não aceitamos ser menor que ninguém”, disse.
O evento foi marcado também pela defesa de um Brasil mais inclusivo, com o presidente elogiando a diversidade na turma de formandos, composta por mais mulheres e negros.
“Eu fui na posse de um ministro em um tribunal, era uma supremacia branca que não tem nada a ver com a realidade brasileira. Eu dizia que não vi nenhum aluno do Prouni naquela posse. Eu não vi nenhum aluno do Fies. Parecia que era um outro mundo”, afirmo, sem citar a que tribunal se referia.
Com informações do g1
Fonte: https://agendadopoder.com.br/o-brasil-quer-estar-com-todo-mundo-estados-unidos-venezuela-argentina-afirma-lula-em-discurso-no-itamaraty/