20 de setembro de 2024
Compartilhe:

Um evento reuniu mais de 300 voluntários para promover diversidade e inclusão com crianças e jovens do Jardim Ângela, na zona Sul de São Paulo, na última sexta-feira (13).

Liderado pela United Way Brasil (UWB), a 22⁠ª edição do “Dia Viva Unido Comunidades” contou com o apoio de 17 empresas visando conscientizar os envolvidos sobre práticas de equidade e ESG (sigla para, Ambiental, Social e Governança).

O evento foi realizado na Sociedade Santos Mártires, uma associação civil sem fins lucrativos da comunidade na capital paulista. A iniciativa também contribuirá para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil.

A presidente da UWB, Gabriella Bighetti, afirmou que houve uma transformação importante entre os participantes. “O voluntariado é, na verdade, um grupo de inconformados que sairá daqui contribuindo com transformação”.

Foram realizadas diversas atividades com as crianças e os “jovens-potência”. Esses jovens têm de 15 a 29 anos e enfrentam um contexto de desigualdade e racismo sistêmico.

Essa situação dificulta o acesso a oportunidades formais de trabalho e de estudo, deixando as pessoas em vulnerabilidade social.

Entre as atividades com as crianças, os voluntários fizeram oficinas de bonecas negras e diversas, exercícios de inclusão com arte e música e oficinas de LinkedIn para jovens atendidos pela organização.

“Essa região teve uma situação de muita violência até 1996. De lá para cá, conexões entre empresas, organizações, entidades sociais e governos, voltados para a missão social, transformaram a realidade dessa região”, contou o gerente da Sociedade Santos Mártires, Osni Santos Gomes.

A “Dia Viva Unido Comunidades” iniciou uma temporada de ações que deve durar até novembro e que vai se expandir para outras onze cidades.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade das crianças na primeira infância estão em famílias com renda mensal de até meio salário mínimo no Brasil, o equivalente a R$ 706,00.

Ao todo, são 10 milhões de crianças, entre 0 a 6 anos, nessa situação, a grande maioria delas pretas e pardas. Além disso, 30,3% dos jovens entre 18 e 24 anos estão desempregados, segundo o IBGE.

A United Way Brasil é uma organização que atua com filantropia para investir no potencial transformador da primeira infância e juventude.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/iniciativa-reune-300-voluntarios-para-promover-inclusao-entre-jovens-em-sp/