Brasília (DF) registrou a maior temperatura de 2024, com 33,2°C, nesta segunda-feira (16), segundo o Climatempo.
O recorde anterior de calor na cidade era de 32,8°C, marcado no dia 4 de setembro, de acordo com a agência de meteorologia.
A cidade enfrenta um longo período de seca, com 146 dias sem precipitações significativas. A última chuva relevante, com mais de 10 mm, ocorreu entre os dias 21 e 22 de abril.
A capital federal é a segunda capital brasileira com o maior tempo sem chuva, atrás apenas de Belo Horizonte, que está há 150 dias sem precipitações.
Além da falta de chuvas, Brasília sofre com incêndios em vegetaçôes. Desde a última sexta-feira (13), os focos de incêndio aumentaram no Distrito Federal.
No domingo (15), um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Nacional de Brasília, destruindo pelo menos 1,2 mil hectares, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).
A fumaça do incêndio cobriu a cidade na manhã desta segunda-feira (16), levando a Universidade de Brasília (UnB) e várias escolas a cancelarem aulas presenciais.
A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar as causas do incêndio, e há suspeitas de que o fogo possa ter sido provocado por ação criminosa.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasilia-registra-maior-temperatura-de-2024-diz-climatempo/