Foto: Reprodução –
O levantamento foi realizado entre os dias 9 a 11 de setembro e ouviu 450 eleitores na cidade timonense
O Instituto Opinar divulgou os resultados da pesquisa eleitoral para intenção de voto na cidade de Timon, município maranhense. O levantamento foi realizado entre os dias 9 a 11 de setembro e ouviu 450 eleitores na cidade timonense, com margem de erro de 4,62 % para mais ou para menos.
De acordo com o levantamento, registrado sob o número MA-03871/2024, Dinair Veloso, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), lidera as intenções de voto na cidade de Timon. Dinair é a atual gestora do município e concorre à reeleição no próximo pleito eleitoral. Já Rafael, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), aparece logo atrás das intenções de voto, seguido pelo candidato Henrique Júnior (PL) e Dra. Dilcimar (Novo).
Conforme a pesquisa espontânea, no qual reflete a opinião do eleitor, sem apresentação de nomes, Dinair Veloso aparece com 35,33% das intenções de voto. O candidato Rafael obteve 28,67%, , Henrique Júnior pontuou 13,33% e Dra. Dilcimar aparece com 0,22%. Enquanto isso, 19,11% afirmou que não sabe ou preferiu não responder e 3,33% justificou como nenhum, nulo ou branco.
Na pesquisa estimulada, onde os candidatos são apresentados aos entrevistados, a chapa formada pela candidata à reeleição Dinair Veloso e Pastor David Colaço lideram com 37,56%. A coalizão formada entre Rafael e Profa. Socorro aparece com 34,89%, enquanto Henrique Júnior e Dra. Letícia obteve 20,22% das intenções de voto e Dra. Dilcimar e Lucien Pinheiro conseguiram 1,33%. Contudo, entrevistados responderam como não sabem ou não opinaram, somando 3,78%; e outros que afirmaram como nenhum, nulo ou branco finalizaram a pesquisa com 2,22%.
Pesquisa espontânea
Pesquisa estimulada
Mudança de voto e administração púbica
Os entrevistados também foram questionados sobre a possibilidade de mudança de voto até o dia das eleições, 74,89% responderam que não mudariam o voto, 23,11% responderam que poderiam mudar e 2% não souberam ou não opinaram sobre o assunto.
Ainda conforme os dados coletados, 58,44% dos entrevistados aprovam a administração de Dinair Veloso, enquanto 34,22% não aprovam. Outros 7,33% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar.