Dois membors do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) que atuaram diretamente no combate ao incêndio no Parque Nacional de Brasília estão sendo monitorados pela equipe médica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), que é referência em queimaduras no Distrito Federal.
O caso mais grave foi do militar Raimundo Nonato da Rocha. Segundo o Tenente Coronel Rangel do CBMDF, durante o combate ao fogo, o vento mudou de direção e pegou a equipe do militar desprevenida.
O militar tentou correr, mas acabou sendo atingido. Ele chegou a ser socorrido pelo Helicóptero de Resgate do Corpo de Bombeiros e teve queimaduras de primeiro e segundo grau nas pernas e nos braços. O militar recebeu o tratamento inicial das queimaduras no Hran.
Raimundo recebeu alta médica no mesmo dia, mas deve retornar ao hospital para acompanhamento de possível evolução das lesões e até necessidade de debridamento dos ferimentos, um procedimento médico que consiste na remoção de tecido morto ou infecionado.
Já o militar Elias Ferreira Sabiá Junior chegou ao hospital da Asa Norte com quadro de desidratação e intoxicação. Ele apresentava os sintomas de dores de cabeça, enjoo e mal-estar. Segundo boletim médico, o militar recebeu tratamento de oxigenioterapia associada à reposição hidroeletrolítica, processo para repor a água e sais minerais perdidos devida a desidratação, por meio de acesso venoso periférico.
Segundo a corporação, os dois militares estão afastados de suas funções e só retornarão após liberação médica.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/veja-estado-de-saude-de-bombeiros-atingidos-durante-combate-a-incendio-no-df/