O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta terça-feira (17) que é “evidente” que as queimadas no Brasil têm causas criminosas. Ele fez essa declaração durante uma reunião no Palácio do Planalto, onde discutiu ações de combate aos incêndios como representante do Poder Legislativo.
Pacheco destacou que o Congresso Nacional entende que os incêndios têm consequências climáticas, de saúde e humanas, mas enfatizou que há uma “causa criminosa” por trás do elevado número de focos. Segundo ele, existe uma orquestração, mais ou menos organizada, cujo objetivo é “incendiar o Brasil”.
Embora tenha reforçado a necessidade de investigar as causas dos incêndios e punir os responsáveis, Pacheco defendeu que é preciso equilíbrio na criação de leis, evitando “populismo legislativo” e “medidas desproporcionais” que poderiam surgir em resposta à crise ambiental.
“Nós reputamos que o problema nesse instante não é legislativo, nem uma fragilidade de penas, porque tipos penais há, penas cominadas também há. Inclusive, o que se identifica nesses incêndios é que, para além do crime de incêndio, há também organização criminosa, que é um tipo autônomo de punição severa”, disse. Em seguida, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que concorda com o senador sobre a ação criminosa contra o meio-ambiente e a busca por equilíbrio na resolução do problema.
Com informações do Poder 360.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/pacheco-afirma-que-e-evidente-que-queimadas-no-brasil-tem-causas-criminosas-por-tras-do-elevado-numero-de-focos/