20 de setembro de 2024
Compartilhe:

O Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, incorporou um novo dispositivo que permite a residentes experimentarem como realizar algumas cirurgias ortopédicas. Com os óculos de realidade virtual modelo Business (2.0), da Meta, viabilizados pela Johnson & Johnson MedTech, os estudantes podem treinar procedimentos cirúrgicos no quadril, joelho, fêmur e coluna de forma reiterada e segura. 

Os novos óculos utilizados nas salas de aula do Einstein inserem os futuros profissionais em centros cirúrgicos virtuais com cuidado e atenção, mesmo não se tratando de procedimentos reais. 

Estudantes usarão óculos de realidade virtual da Meta disponibilizados pela Johnson & Johnson MedTech (Imagem: Stokkete/Shutterstock)

Óculos de realidade virtual permite treinamento sem arriscar paciente

Mario Lenza, gerente médico de ortopedia e professor da graduação em Medicina do Einstein, destacou:

Um dos principais benefícios do uso dessa tecnologia é a não exposição do paciente a um médico que ainda está em treinamento.

Mario Lenza

Ele ainda afirmou que, com o dispositivo, o residente pode repetir as cirurgias quantas vezes quiser, o que contribui para fixar as técnicas, e não depende da entrada de pacientes com determinadas doenças ortopédicas para ter contato com os procedimentos. 

O estudante Felipe Azevedo, do 4º ano de graduação em Medicina, teve a oportunidade de usar os óculos de realidade virtual. Ele afirmou que é possível treinar com confiança, sem riscos e até participar de uma cirurgia convencional.

Estudante de Medicina do Ensino Einstein, Felipe Azevedo testa óculos de realidade virtual (Imagem: Hospital Israelita Albert Einstein/Divulgação)

Leia mais:

  • Como a IA pode nos ajudar caso ocorra uma nova pandemia
  • Realidade virtual na fisioterapia: 5 benefícios da tecnologia na reabilitação de pacientes
  • Estudo mostram que pacientes usando óculos de realidade virtual precisaram de menos anestesia

Como a tecnologia funciona

  • Além do uso individual, a tecnologia possui um modo colaborativo, em que duas ou mais pessoas podem entrar simultaneamente no ambiente virtual;
  • Nessas situações, um instrutor da residência consegue acompanhar grupos de até três estudantes, que revezam as funções durante a cirurgia virtual, e o restante da turma acompanha tudo em tempo real, pelas telas instaladas na sala de aula.
  • Segundo Lenza, os óculos também serão empregados pelo Einstein em pesquisas para avaliar os impactos da realidade virtual na formação médica. 

O Olhar Digital News exibiu uma matéria sobre o assunto! Acompanhe no vídeo que está no comecinho desta matéria.

O post Hospital brasileiro usa realidade virtual para treinar cirurgias; veja apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/18/videos/hospital-brasileiro-usa-realidade-virtual-para-treinar-cirurgias-veja/