O PSOL se manifestou nesta sexta-feira (20) sobre a ação da Polícia Militar para retirar os estudantes que acampavam no interior da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), que terminou em confusão e pessoas detidas, incluindo o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ).
“Glauber Braga estava no local para a proteção e a defesa dos estudantes contra a iminente violência deflagrada. Ao cumprir seu papel enquanto representante do povo fluminense, foi detido e encaminhado a uma delegacia. Estamos nos deslocando para a mesma, em busca de libertá-lo dessa injusta detenção”, diz um trecho do comunicado divulgado pelo PSOL.
O partido ressaltou, em nota, que manteve contatos permanentes com a reitoria da instituição para que fossem atendidas as reivindicações dos alunos e a retomada dos benefícios estudantis. O PSOL afirmou que a ação da PM foi “grotesca” e “desproporcional”.
“Condenamos de forma veementemente o uso de espetacularização e força para a resolução desta situação. Bombas, caveirão e uso de armas menos letais contra um grupo de estudantes expõe de forma grotesca e desproporcional os limites entre uma instituição democrática como a UERJ e o autoritarismo característico do estado governado por Cláudio Castro, o governador das chacinas”, diz outro trecho do comunicado.
A Justiça determinou a reintegração de posse da Uerj, ordenando a desocupação completa dos prédios. Na tarde desta sexta-feira (20), policiais do Batalhão de Choque entraram na universidade e utilizaram bombas de efeito moral para dispersar os estudantes.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/diretorio-do-psol-critica-detencao-de-glauber-braga-em-acao-da-pm-na-uerj-injusta-detencao/