Moradores de Cabo Frio publicaram nas redes sociais a aparição de “fantasmas” pelas ruas da cidade nesta quinta-feira. Os “fantasmas” carregavam placas com nomes de instituições do estado do Rio de Janeiro, como a Uerj e o Ceperj, em uma ação claramente direcionada ao candidato Doutor Serginho (PL), adversário da atual prefeita, Magdala Furtado (PV).
A campanha de Magdala Furtado divulgou um vídeo nas redes sociais mostrando o grupo de “fantasmas” respondendo a perguntas de um entrevistador. Em tom irônico, um dos personagens diz: “Precisamos voltar a receber nosso sagrado salário, porque trabalhar mesmo a gente nunca trabalhou. E estou sabendo que aqui em Cabo Frio tem gente que abraça a gente”.
A encenação é uma clara crítica ao adversário político, sugerindo vínculos com práticas de contratação de funcionários fantasmas. Essa manifestação satírica faz parte das estratégias eleitorais que têm marcado a disputa pela prefeitura de Cabo Frio.
Ex-secretário do governo Cláudio Castro, o deputado estadual Doutor Serginho, que agora disputa a Prefeitura do município, tem na cidade o seu reduto eleitoral. Em dezembro de 2022, funcionários terceirizados da Faetec foram flagrados pela TV Globo durante o horário de expediente em Cabo Frio, a centenas de quilômetros dos postos de trabalho. Entre eles estavam apoiadores de Doutro Serginho, que até abril daquele ano ocupou a pasta de Ciência e Tecnologia do estado, responsável pela Faetec.
Também em dezembro de 2022, o site Uol revelou que na folha de pagamento dos projetos da Uerj com outras pastas estaduais estavam cabos eleitorais de Serginho. Na época, o deputado estadual negou ao jornal Globo ter feito indicações e disse que nenhum dos citados trabalharam em sua campanha. Naquele ano, a Fundação Ceperj foi alvo de investigações dos ministérios públicos Estadual (MPRJ) e Eleitoral pela contratação sem transparência de milhares de pessoas para projetos em parceria com órgãos estaduais.
Não é a primeira vez que “fantasmas” da Uerj e do Ceperj são usados em campanhas eleitorais. Em 2022, a campanha de Marcelo Freixo (PSB) colocou quatro caça-fantasmas na frente do Palácio Guanabara e do Ceperj. Eles estavam acompanhados de um carro similar ao do filme homônimo de 1980 e um “fantasmão” inflável. Também na disputa daquele ano, “fantasmas” apareceram na Zona Sul do Rio, como mostrou a coluna de Ancelmo Gois.
Com informações de O Globo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/campanha-de-prefeita-magdala-furtado-em-cabo-frio-usa-fantasmas-para-criticar-adversario-nas-eleicoes-de-outubro/