24 de novembro de 2024
Qual é a ordem correta de O Senhor dos Anéis?
Compartilhe:

Após o lançamento da segunda temporada de O Senhor dos Aneis: Anéis de Poder, a ordem cronológica da franquia ficou ainda mais interessante. Ao todo, são seis filmes e uma série relacionada às obras do escritor J.R.R Tolkien. 

Quer acompanhar na ordem correta a saga de “O Senhor dos Anéis”? O Olhar Digital preparou uma lista baseada na sequência de lançamentos e cronologia dos acontecimentos. Confira!

Leia mais:

  • Melhores 7 filmes para assistir gratuitamente no +SBT
  • Quais filmes já alcançaram 1 bilhão de dólares em bilheteria?
  • 10 melhores filmes surpreendentes para assistir em 2024

Qual é a ordem para assistir a “O Senhor dos Anéis”?

Abaixo, você confere a lista que elaboramos conforme a melhor ordem para você assistir às produções e entender toda a história da franquia por meio dos filmes e séries. Primeiro, vamos mostrar a ordem cronológica, ou seja, conforme os acontecimentos da saga.

1) O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (2022-)

Série original da Amazon Prime, “O Senhor dos Anéis: Anéis de Poder”, é baseado nos apêndices e escritas da obra de J.R.R. Tolkien. Ela traz acontecimentos da Segunda Era da Terra-Média, milhares de anos antes de tudo que ocorreu nas obras “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”.

Elrond (Robert Aramayo) e Galadriel (Morfydd Clark). Crédito: Amazon Prime Video

A narrativa mostra o ressurgimento do mal que assombra as forças do bem. Os protagonistas da trama são Charlie Vickers (de “Palm Beach”) e Morfydd Clark (de “His Dark Materials”). 

Na primeira temporada, temos alguns núcleos de histórias que se desenvolvem de forma paralela. Elfos, anãos (sim, no Universo Tolkien, o plural correto é anãos; e não, anões), homens, orcs e pés-peludos são confrontados com a suspeita do retorno de Sauron.

Já na segunda temporada, a confirmação de que o vilão voltou provoca uma série de alianças frágeis e com repercussões importantes. A confecção de anéis para os elfos com o mithril das montanhas de Khazad-dûm será seguida pela produção de anéis para os anãos e também para os homens.

2) O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2013)

A série de filmes “O Hobbit”, disponível no Amazon Prime Video. No primeiro, Martin Freeman (de “Sherlock”) interpreta Bilbo Bolseiro, um hobbit que vive de forma tranquila em sua toca até receber uma missão do mago Gandalf. Nela, ele vai precisar libertar o Reino de Erebor do dragão Smaug. 

A obra é dirigida por Peter Jackson (de “King Kong“) e é uma adaptação do livro homônimo e J.R.R Tolkien. 

3) O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)

Dirigido por Peter Jackson, essa sequência da franquia traz as aventuras de Bilbo Bolseiro, personagem que está junto com um grupo de anãos e Gandalf, O Cinzento. Eles saem rumo à Montanha Solitária com o intuito de recuperar a Pedra de Arken, que estava perdida no tesouro protegido pelo dragão Smaug.

Anãos em cena de O Hobbit: a Desolação de Smaug
Anãos em cena de “O Hobbit: a Desolação de Smaug”. Imagem: Warner Bros / Divulgação

4) O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)

Esse longa encerra a trilogia de “O Hobbit”. A narrativa traz o desfecho da trajetória de Bilbo Bolseiro, que está em preparação, junto com os seus companheiros, para enfrentar o dragão Smaug e batalhar pelo controle de Erebor. 

5) O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

Primeiro filme da saga, ele é o responsável pela ascensão da narrativa criada por J.R.R. Tolkien. A obra foi premiada com quatro estatuetas do Oscar 2002. Ela foi dirigida por Peter Jackson e trouxe a história de Frodo Bolseiro, um hobbit que ganhou um anel misterioso e maligno do próprio tio. Na trama, o item precisa ser destruído de qualquer forma para que a Terra-Média não fique em risco. 

Frodo em O Senhor dos Anéis
Frodo (Elijah Wood) em O Senhor dos Anéis. Imagem: New Line Productions / Divulgação

6) O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)

O filme traz a sequência da trama, seguindo a história de Frodo e Sam, que vão rumo à Montanha da Perdição, em Mordor, depois de a Sociedade do Anel ser dissolvida por causa da saída da equipe. O longa também é dirigido por Peter Jackson. 

7) O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

Concluindo a famosa trilogia, a obra “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” tem Frodo junto com Sam e Gollum em busca de concluir a missão de destruição do anel. Em meio a narrativa, o vilão Sauron pensa em realizar um ataque à Minas Tirith, capital de Gondor. 

'O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei'. Imagem: New Line Cinema/Divulgação
‘O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei’. Imagem: New Line Cinema/Divulgação

O Senhor dos Anéis: ordem de lançamento

Outra forma de assistir à saga é seguir a ordem de lançamento dos filmes. Nessa sequência, o público pode acompanhar a evolução das produções ao longo do tempo, começando com “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel” (2001), que introduz o universo da Terra-Média e terminando na série “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” (2022-), que expande ainda mais esse universo, explorando a história da Segunda Era da Terra-Média.

Veja abaixo a ordem de lançamento de O Senhor dos Anéis:

  • O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)
  • O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)
  • O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
  • O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2013)
  • O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)
  • O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)
  • O Senhor dos Aneis: Os Anéis de Poder (2022-)

O post Qual é a ordem correta de O Senhor dos Anéis? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/21/cinema-e-streaming/qual-e-a-ordem-correta-de-o-senhor-dos-aneis/