26 de setembro de 2024
Compartilhe:

No início de 2024, Sam Altman, presidente-executivo da OpenAI, apresentou um plano que pode garantir o futuro da empresa: construir mais fábricas de chips e investir em data centers. A empresa espera levantar centenas de bilhões de dólares para isso — e existem explicações.

A principal é que a OpenAI depende de ambos para manter o seu negócio funcionando.

Por que a OpenAI precisa investir em chips e data centers?

O ChatGPT é o chatbot da OpenAI que fica mais inteligente analisando quase tudo que está na internet (textos, páginas, artigos e diversas outras fontes). Esse aprendizado precisa de muito poder de computação para funcionar. Potência que vem de chips voltados para inteligência artificial e de data centers.

Um data center é basicamente uma instalação física repleta de equipamentos de computação (servidores, equipamentos de segurança, de refrigeração e infraestrutura de rede) para lidar com um grande volume de dados.

Essas instalações podem variar de pequenos ambientes até enormes complexos em escala industrial. Imagem: Vitória Gomez (gerado com IA)/Olhar Digital

A OpenAI planeja levantar o dinheiro necessário para incentivar a fabricação de chips usados ​​para IA para colocá-los em cada vez mais data centers no futuro. Atualmente, a maioria deles é projetado pela gigante Nvidia.

Em seguida, big techs como Google, Amazon e Microsoft compram os chips para montar supercomputadores. A própria OpenAI aproveita para treinar suas tecnologias de IA em data centers operados pela Microsoft, principal investidora da startup.

OpenAI está tentando levantar dinheiro extra

A OpenAI quer ter certeza de que mudanças aconteçam o mais rápido possível, já que não existem data centers suficientes no mundo para suprir a forte demanda do mercado de inteligência artificial. Altman diz que toda a indústria de tecnologia pode se beneficiar disso, incluindo concorrentes como a Anthropic e a X.ai, empresa de IA de Elon Musk.

O plano para arrecadar centenas de bilhões de dólares começou com visita nos Emirados Árabes Unidos, que têm muito dinheiro e também querem ser um grande player no mundo da IA.

sam altman
Sam Altman, CEO da OpenAI, diz que toda a indústria de tecnologia pode se beneficiar disso. Imagem: photosince/Shutterstock

Além disso, o executivo tem que conseguir alguém para construir os data centers, que, segundo a OpenAI, vão custar cerca de US$ 100 bilhões cada. A empresa também conversou com os Emirados sobre isso e está tentando fazer com que o governo dos EUA apoie a ideia.

O que a OpenAI espera para o futuro?

  • A OpenAI planeja criar um pool gigante de data centers para o desenvolvimento de IAs;
  • Ainda não foi definido quem investirá o dinheiro para tornar o projeto possível;
  • Também não foi explicado como esse dinheiro seria canalizado e como os data centers seriam construídos;
  • O governo dos EUA demonstra preocupação sobre a tentativa da OpenAI de construir fábricas de chips e data centers no Oriente Médio;
  • As informações são do The New York Times.

Leia também:

  • Como a IA está promovendo avanços na energia nuclear
  • Google investirá US$ 1 bilhão em data center no Reino Unido
  • Amazon vai investir bilhões na construção de data centers no México

Vale lembrar que a OpenAI revelou recentemente uma nova versão do ChatGPT que “raciocina”. Essa tecnologia, chamada OpenAI o1, requer ainda mais poder de computação que as anteriores.

O post Mais chips e data centers: o ambicioso plano da OpenAI para o futuro apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/25/pro/mais-chips-e-data-centers-o-ambicioso-plano-da-openai-para-o-futuro/