A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, toma posse nesta sexta-feira (27/9) em solenidade no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A ministra assumiu o posto de Silvio Almeida, demitido após denúncias de assédio sexual. Entre as vítimas estaria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Macaé foi nomeada em 9 de setembro e, desde então, vem cumprindo agenda no ministério. A cerimônia de posse deve contar com a presença de ministros do governo e outras autoridades.
Professora e assistente social, Macaé se elegeu em 2022 para o primeiro mandato como deputada estadual por Minas Gerais. Ela foi a primeira mulher negra a ocupar as secretarias de Educação de Belo Horizonte e do estado.
Também integrou o governo federal, entre 2013 e 2014, como titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação (MEC).
Mudanças
Após assumir a pasta, a ministra fez mudanças e exonerou membros da equipe de Silvio Almeida, incluindo a ouvidora e o secretário da Criança e do Adolescente.
Macaé também definiu os nomes que assumirão a secretaria-executiva e a chefia do gabinete da ministra na pasta.
Trata-se de Janine Mello, secretária adjunta de Políticas Sociais da Casa Civil, e Lene Teixeira (PT), ex-vereadora de Minas Gerais.
Com informações do Metrópoles.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/em-cerimonia-com-lula-macae-evaristo-toma-posse-como-ministra-dos-direitos-humanos/