30 de setembro de 2024
Compartilhe:

Músicas e clipes muito acessados no YouTube e no YouTube Music – de Adele, Britney Spears, Kendrick Lamar, Green Day, Nirvana – saíram do ar no fim de semana. Mas você provavelmente não percebeu. Isso porque esse bloqueio ocorreu para usuários nos Estados Unidos.

No lugar dos clipes, aparecia a mensagem: “Vídeo indisponível. Este vídeo contém conteúdo da SESAC. Não está disponível em seu país.” (via The Verge). Para quem não sabe: Sesac é a sigla em inglês para Sociedade de Autores e Compositores Europeus. E, atualmente, existe uma disputa legal entre a Sesac e o YouTube.

Em suma, o que aconteceu foi: o YouTube “teve negociações de boa-fé” com a Sesac para renovar seu acordo para manter as músicas disponíveis. “Infelizmente, apesar de nossos melhores esforços, não conseguimos chegar a um acordo equitativo antes de sua expiração”, disse a porta-voz Marina de Felice ao The Verge.

YouTube colocou aviso de indisponibilidade em vídeos com conteúdo licenciado pela Sesac (Imagem: Reprodução/The Verge)

Levamos os direitos autorais muito a sério e, como resultado, o conteúdo representado pela SESAC não está mais disponível no YouTube nos EUA

Marina de Felice, porta-voz do YouTube, ao The Verge

  • Porém: isso pode ser uma tática de negociação do YouTube porque uma fonte, sob condição de anonimato, disse à Variety que “o acordo anterior na verdade não expira até a próxima semana”;
  • A Sesac não comentou publicamente sobre o bloqueio dos vídeos.

Leia mais:

  • Anúncios no YouTube vão aumentar
  • YouTube Music vale a pena? Veja comparativo com Spotify
  • As 5 melhores alternativas ao YouTube [2024]
Baterista tocando em evento patrocinado pela Sesac
A Sesac licencia a execução pública de mais de 1,5 milhão de músicas (Imagem: CoolDad Music/Flickr)

A Sesac é uma organização de licenciamento. Ela existe desde 1930 e “atualmente licencia a execução pública de mais de 1,5 milhão de músicas em nome de mais de 15 mil compositores, autores e editores de música afiliados”, segundo seu site.

Você pode fuçar no banco de dados da organização, se quiser (tem até um PDF com mais de 44 mil páginas). E, segundo o Verge, “nem todas as músicas listadas lá pareçam ter sido removidas [do YouTube]”.

E agora? Bom, a porta-voz informou o seguinte para o site: “Estamos em conversas ativas com a SESAC e esperamos alcançar um novo acordo o mais rápido possível.” A ver quanto tempo esse “mais rápido possível” vai tomar.

O post De Adele a Nirvana: clipes famosíssimos saem do ar no YouTube (mas calma) apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/30/internet-e-redes-sociais/de-adele-a-nirvana-clipes-famosissimos-saem-do-ar-no-youtube-mas-calma/