2 de outubro de 2024
Compartilhe:

O novo CEO de inteligência artificial (IA) da Microsoft, Mustafa Suleyman, publicou um memorando, nesta terça-feira (1º), sobre o que ele descreve como uma “mudança de paradigma tecnológico”. Mudança cujo rumo é: modelos de IA capazes de entender o que humanos veem e ouvem.

Vale destacar: a publicação ocorre no mesmo dia em que a Microsoft lança uma versão reformulada do Copilot – com funções justamente de voz e visão. A big tech reformulou o Copilot na esperança de que ele se torne uma espécie de companheiro de IA.

No texto, Suleyman se mostra otimista de que a IA criará uma “era de tecnologia mais calma, útil e solidária, bem diferente de qualquer coisa que já vimos”. Isso sob a gestão da Microsoft, claro.

Tecnologia passa por ‘mudança de paradigma’, diz CEO de IA da Microsoft

O memorando assinado por Suleyman (no sentido literal mesmo) está disponível – em inglês – no blog da Microsoft. Mas aqui vai um resuminho para agilizar seu dia:

Microsoft quer que usuário considere Copilot como companheiro de IA (Imagem: Robert Way/Shutterstock)
  1. Mudança de paradigma tecnológico: O artigo destaca a evolução da tecnologia, com computadores aprendendo a falar, ver e ouvir igual humanos, enfatizando que o impacto real da tecnologia é medido por como ela melhora a vida das pessoas e expande oportunidades;
  2. Foco no propósito humano: A tecnologia, incluindo a IA, deve estar a serviço da humanidade, aprofundando a compreensão e criando conexões entre as pessoas, segundo o texto. Suleyman também reforça que, ao desenvolver IA, é crucial manter o foco no propósito e impacto humano, além dos detalhes técnicos;
  3. Copilot da Microsoft: O Copilot é apresentado como um companheiro de IA que se adapta às necessidades e preferências dos usuários, oferecendo suporte personalizado e facilitando a vida cotidiana. O texto também afirma que o Copilot está comprometido com a privacidade e segurança, além de ajudar em tarefas importantes e complexas;
  4. Compromisso com responsabilidade: Segundo o memorando, a Microsoft adota uma abordagem cuidadosa e responsável no desenvolvimento da IA, ouvindo os usuários e priorizando o respeito e a compaixão. O CEO de IA da big tech também se compromete com uma jornada colaborativa para criar uma tecnologia que enriqueça a vida humana.

Leia mais:

  • Hype ou verdade? ‘Pai’ do ChatGPT acredita que IA vai salvar o mundo
  • Microsoft vai ‘turbinar’ pesquisa do Windows com novos recursos de IA
  • ChatGPT vs. Microsoft Copilot: quais são as diferenças?
  • Microsoft Copilot Pro ou ChatGPT Plus: o que vale mais a pena?
Foto estilo retrato de Mustafa Suleyman, CEO de IA da Microsoft
Mustafa Suleyman era da Inflection AI e se juntou à Microsoft no começo de 2024 (Imagem: Christopher Wilson/Wikimedia Commons)

Eis dois pontos importantes sobre o CEO de IA da Microsoft, Mustafa Suleyman, conforme destacado pelo The Verge:

  • Suleyman se juntou à Microsoft no início de 2024 como CEO da nova divisão de IA da empresa, em meio à contratação por parte da big tech de vários membros-chave da Inflection AI;
  • Em junho, Suleyman causou polêmica ao afirmar que tudo o que é publicado na internet é “software livre” que pode ser copiado, recriado e reproduzido por modelos de IA.

Aliás: a nova experiência do Copilot da Microsoft se parece bastante com o produto Pi, da Inflection AI. Para o Verge, é evidente que Suleyman lidera uma guinada na Microsoft em direção a uma experiência com IA mais personalizável. A ver se os anúncios desta terça vão agradar os usuários.

O post Em dia de lançamentos da Microsoft, CEO de IA está otimista sobre tecnologia apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/01/pro/em-dia-de-lancamentos-da-microsoft-ceo-de-ia-esta-otimista-sobre-tecnologia/