Jair Bolsonaro (PL) tem enfrentado críticas nas redes sociais por ter declarado apoio a Ricardo Nunes (MDB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo, depois que o candidato, Pablo Marçal (PRTB), não avançou para o segundo turno. Muitos de seus apoiadores expressaram insatisfação nas redes, especialmente nos comentários de uma postagem no Instagram sobre o Marco Legal do Saneamento, feita nesta segunda-feira (8) pela conta oficial de Bolsonaro.
Os críticos questionam a coerência de Bolsonaro ao apoiar um candidato que não faz parte de sua base ideológica mais alinhada e esperavam que ele se mantivesse neutro ou apoiasse outro nome mais próximo ao bolsonarismo. Esse apoio a Nunes gerou um debate entre seus seguidores, que veem a aliança como uma concessão política que contradiz os valores defendidos pelo ex-presidente.
Algumas das respostas dizem: “vou de Boulos só de raiva agora”, “espero que Boulis seja eleito” e ainda “espero que o Boles ganhe”, citando o apelido dado por Marçal ao candidato do PSOL Guilherme Boulos.
A publicação mais recente do ex-presidente no Facebook também traz diversos comentários críticos, com usuários se dizendo decepcionados com a falta de empenho do ex-presidente em criticar o que classificaram como censura às redes de Marçal — o candidato do PRTB teve perfis derrubados após divulgar laudo falso sobre Boulos.
Oficialmente, Bolsonaro apoiou a candidatura de Nunes, que concorre à reeleição na capital paulista. Apesar disso, ambos se apresentaram pouco juntos ao eleitorado ao longo da campanha.
Parte dos eleitores de direita se decepcionou com a decisão de Bolsonaro, acreditando que o melhor seria ter apoiado Marçal.
Durante a campanha, o ex-presidente e Nunes viveram momentos de tensão, já que Bolsonaro afirmou mais de uma vez que o emedebista não era “o candidato dos sonhos” e elogiou o autodenominado ex-coach.
Em outros momentos, Bolsonaro atacou o empresário. Em uma live realizada junto com o candidato a vice-prefeito na chapa do MDB, Ricardo Mello Araújo, o ex-presidente chamou o influenciador de “idiota” e o criticou por falas sobre uma divisão no campo da direita.
“Se alguém acha que vai rachar a direita dessa forma, está errado. Primeiro, quem uniu a direita foi você que está falando? Você, seu idiota, o que você fez pela direita para estar cantando de galo aí? Gente que nunca foi vereador, nas minhas costas teve centenas de milhares de votos. Cresça e apareça, pô”, afirmou.
O resultado das eleições em São Paulo foi o mais apertado da capital desde a redemocratização. A diferença de votos entre Nunes, o primeiro colocado, e Pablo Marçal (PRTB), o terceiro, foi de apenas 1,3%, cerca de 80 mil votos. O candidato do PRTB obteve 28,14% dos votos.
Nunes e Boulos disputarão o segundo turno. Nunes teve 29,5% dos votos válidos, e o deputado do PSOL, 29,1%.
Procurada pela Folha, a assessoria de imprensa do ex-presidente não quis comentar o conteúdo publicado pelos usuários no Instagram.
Com informações da Folha de S. Paulo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/bolsonaro-tem-enfrentado-criticas-de-apoiadores-de-marcal-nas-redes-sociais-por-ter-apoiado-nunes-nas-eleicoes/