23 de novembro de 2024
Tesouro escondido há mais de 30 anos é finalmente encontrado
Compartilhe:

Após 30 anos de busca, a “Coruja Dourada” foi finalmente encontrada. O tesouro tem dez quilos e é dominada por diamantes. Ele vale € 150 mil (R$ 905.585, na conversão direta).

Tesouro é uma coruja dourada, encontrada após 30 anos (Imagem: Divulgação)

Coruja Dourada? Tesouro? Como assim?

  • Em 1993, Régis Hauser e Michel Becker resolveram criar uma caça ao tesouro, enterrando a coruja em algum lugar na França;
  • Foram publicadas pistas sobre o paradeiro do objeto no livro “Sur la trace de la chouette d’or’” (“Na trilha da coruja dourada”, em tradução livre). Milhares de caçadores de tesouros tentaram decodificá-las;
  • No livro, segundo o IFLScience, há 11 quebra-cabeças que combinam imagens e palavras complexas. Tanto que demoraram 30 anos para entendê-los;
  • Uma das pistas diz: “Quando, em Carusburc, você tiver Albion às suas costas, procure pela abertura que revela a luz celestial”. Complicado, não?

Além dessas pistas, Hauser, também conhecido como Max Valentim, publicou outras pistas com o passar dos anos, mas mais confundiu do que ajudou (talvez, exceto, os felizardos que encontraram o tesouro em formato de coruja).

Infelizmente, Valentin faleceu em 2009, e não pôde testemunhar o reencontro de seu tesouro. Mas seu colega, Becker, que, inclusive, ilustrou o livro com as pistas, confirmou o achado em mensagem postada no Discord. “Boa noite a todos. Confirmo a descoberta da Coruja e tenho muito mais a contar a vocês”, afirmou.

Leia mais:

  • 5 apps que não podem faltar no carro
  • “Chegou Bem?” não funciona no iPhone? Veja o que fazer
  • Missão (quase) impossível: empresa quer encontrar naufrágio de tesouro bilionário
Rocher de Dabo, Mosela, onde alguns acreditavam que a coruja dourada estava localizada
Rocher de Dabo, em Mosela, onde alguns acreditavam que a coruja dourada estava localizada (Imagem: Jmp48/Wikimedia Commons [CC BY-SA 2.0])

Apesar da descoberta, coruja não será desenterrada; entenda

Apesar de que a descoberta de um tesouro envolve, geralmente, cavar e desenterrá-lo, não é o caso aqui. O que os felizardos encontraram, na verdade, é uma “contramarca”, que nada mais é do que uma réplica da coruja. Por meio dela, eles podem trocá-la pela verdadeira, coberta de diamantes.

Ao Le Monde, Becker garantiu que “não vão cavar! Confirmamos que a contramarca da Coruja Dourada foi descoberta ontem à noite [quarta-feira, 2]. Estamos verificando a validade da solução proposta”.

Mesmo com o tesouro tendo sido finalmente encontrado após 30 anos, não foram divulgadas informações a respeito de quem o encontrou, tampouco sobre como foi essa informação chegou ao público.

Contudo, Becker pode liberar mais informações uma vez que a Coruja Dourada foi enfim achada. Isso deve incluir as soluções para cada uma das pistas.

O post Tesouro escondido há mais de 30 anos é finalmente encontrado apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/07/ciencia-e-espaco/tesouro-escondido-ha-mais-de-30-anos-e-finalmente-encontrado/