O Dia das Crianças, celebrado neste sábado, 12 de outubro, teve sua origem no Brasil há exatos 100 anos, com a assinatura de um decreto pelo presidente Arthur Bernardes, instituindo a data como “Festa da Criança”. Diferente do apelo comercial que a data possui atualmente, a ideia original era mobilizar a sociedade e o governo em torno da educação e bem-estar das crianças.
Naquele tempo, as crianças não tinham direitos e as crianças pobres em geral não frequentavam a escola, eram obrigadas a trabalhar, vagavam em bandos pelas cidades e, detidas por algum crime ou mera vadiagem, iam para a cadeia.
A criação do Dia das Crianças surgiu durante o 1º Congresso Brasileiro de Proteção à Infância, realizado em 1922, durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil. Esse evento marcou o início de uma nova abordagem em relação à infância, com o objetivo de garantir melhores condições de vida para as crianças brasileiras.
A data, inicialmente pensada para ser comum a todos os países da América, acabou sendo comemorada de formas diferentes em cada nação. O Paraguai, por exemplo, escolheu o dia 16 de agosto, que é feriado nacional. Nessa data, em 1869, as tropas brasileiras massacraram um batalhão formado por centenas de crianças guaranis num dos episódios mais sangrentos e traumáticos da Guerra do Paraguai.
Antes de 1924, no Brasil, o Dia da Criança era comemorado informalmente em 2 de outubro, data em que a Igreja Católica celebra o Dia dos Anjos da Guarda.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/10/12-de-outubro-conheca-a-origem-do-dia-das-criancas-no-brasil/