23 de novembro de 2024
Startup quer enfrentar a Nvidia no mercado de chips de
Compartilhe:

A Nvidia responde hoje por mais de 80% dos chips de Inteligência Artificial no mercado. Com a demanda por esse tipo de produto aumentando cada vez mais, a gigante americana planeja ampliar os negócios. E isso passa por uma maior capacidade de produção.

Uma curiosidade é que a Nvidia detém a tecnologia, mas não é ela quem produz necessariamente todos esses chips. Isso é responsabilidade de uma parceira da multinacional: a também gigante Foxconn.

Leia mais

  • Foxconn alerta para escassez de chips de IA em 2024; veja
  • Guerra dos Chips: essas são as empresas chinesas que você deve ficar de olho
  • Startup quer enfrentar a Nvidia no mercado de chips de IA

Muita gente que não é do ramo não faz ideia do papel da Foxconn. A empresa taiwanesa é a maior fabricante terceirizada de eletrônicos do mundo. Além da Nvidia, ela tem entre seus clientes a Apple: sim, é ela quem monta os iPhones, por exemplo. Também cuida de vários consoles de última geração.

O foco agora da companhia, no entanto, são esses chips de IA. E é por isso que a Foxconn acaba de anunciar construção de uma fábrica específica para esse tipo de tecnologia. Mas não será uma fábrica comum: de acordo com executivos, ela será a maior do mundo.

A taiwanesa Foxconn é a maior fabricante terceirizada de eletrônicos do mundo – Imagem: hapabapa/iStock

Destino: México

  • A planta que vai fabricar “superchips” GB200, da Nvidia, será construída no México.
  • O presidente da Foxconn, Young Liu, deixou a informação vazar em conversa com jornalistas americanos.
  • Ele, no entanto, não deu mais detalhes.
  • Não sabemos, por exemplo, em qual estado mexicano a fábrica vai operar.
  • O que sabemos é que a companhia de Taiwan já tem uma grande presença no país e investiu mais de US$ 500 milhões até o momento no Estado de Chihuahua.
  • Sobre os “superchips” GB200, eles são fundamentais na arquitetura de computação Blackwell, voltada para Inteligência Artificial.
  • Young Liu disse recentemente que a cadeia de suprimentos da empresa está pronta para a IA.
  • Afirmou ainda que seus recursos de fabricação incluem “tecnologias avançadas de resfriamento líquido e dissipação de calor necessárias para complementar a infraestrutura do servidor GB200”.
Logo da Nvidia
A Nvidia é a maior produtora de chips de IA do mundo, e a empresa segue com forte crescimento – Imagem: JRdes/Shutterstock

Foxconn e as “fábricas de IA”

Vale lembrar que a Foxconn anunciou no ano passado uma parceria justamente com a Nvidia para criar “fábricas de IA”. Nós falamos aqui no Olhar Digital sobre esse assunto.

Esses locais são centros de processamento de dados que prometem impulsionar a fabricação de produtos de próxima geração, incluindo a otimização da direção autônoma e outras tecnologias relacionadas a veículos elétricos.

Esse é um ramo, aliás, com o qual a Foxconn mantém seu comprometimento.

Indagado por jornalistas sobre a queda na demanda pelos EVs, o presidente Young Liu garantiu que a empresa continua aplicada nesse objetivo:

“É a direção certa e continuaremos trabalhando duro para isso”, disse ele.

Liu acrescentou que as montadoras “não precisam mais fabricar o carro inteiro sozinhas”, dando a entender que a Foxconn vai continuar lucrando ao produzir componentes para uma clientela cada vez mais diversificada.

As informações são da Reuters.

O post Maior fábrica de superchips do mundo será construída apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/08/pro/maior-fabrica-de-superchips-do-mundo-sera-construida/