24 de novembro de 2024
Um a cada três brasileiros usa celular reserva para transações
Compartilhe:

Um a cada três brasileiros utiliza um celular reserva como medida de proteção contra o crescente número de roubos de celulares. O uso de um modelo mais antigo, exclusivamente para acessar aplicativos bancários e realizar transações financeiras, tornou-se uma estratégia cada vez mais comum em grandes cidades, onde o número de furtos é alarmante. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), quase dois aparelhos são furtados a cada minuto, evidenciando a urgência em adotar medidas para proteger informações sensíveis.

A ideia de manter dois celulares – um para o uso cotidiano e outro reservado para transações financeiras – visa minimizar a exposição a golpes e fraudes, já que o celular de backup, guardado em casa, não é utilizado em locais de risco. Embora a prática não ofereça proteção completa, ela ajuda a reduzir o impacto de roubos e fraudes ao limitar o acesso direto aos aplicativos bancários e dados pessoais.

Um a cada três brasileiros faz transações no celular reserva. (Imagem: Simon Kadula/Shutterstock)

Os números do FBSP demonstram uma crescente conscientização em relação à segurança digital, com 34% da população aderindo ao uso de um celular reserva. No entanto, especialistas alertam que, mesmo com essa estratégia, os usuários devem estar atentos a outros tipos de ameaças, como golpes virtuais, phishing e malwares, que podem atingir tanto o celular principal quanto o reserva. O uso de boas práticas de segurança, como a atualização constante de aplicativos e o uso de senhas fortes, continua sendo essencial.

Leia mais:

  • Ataque hacker sem precedentes atinge mídia russa no aniversário de Putin
  • IA está deixando os ataques cibernéticos mais sofisticados
  • Austrália: Meta removeu mais de 9 mil deepfakes no Facebook

Tecnologia como alternativa

“Os brasileiros estão cada vez mais buscando formas de se sentirem protegidos, já que, hoje em dia, até a vida financeira é controlada pelo celular”, destaca Luiz Ramalho, CEO da Magie. A fintech brasileira tem se destacado ao oferecer uma solução inovadora para transações financeiras, atuando como uma wallet, e não como um aplicativo bancário tradicional com acesso a investimentos ou crédito.

34% dos brasileiros já adotaram a prática de utilizar um celular reserva como medida de proteção contra o crescente número de roubos
Proteção de dados é cada vez mais valorizada pelos usuários. (Imagem: A_B_C/Shutterstock)

Essa característica faz com que cerca de 70% dos usuários optem por utilizar a Magie como uma carteira digital para realizar Pix em seus celulares de rua, diminuindo assim a exposição a golpes e roubos. “Nossa prioridade é oferecer não apenas uma experiência bancária inovadora, mas também assegurar que nossos clientes possam confiar plenamente na proteção de seus dados e transações”. Todas as transações são realizadas diretamente via WhatsApp, utilizando tecnologias avançadas de autenticação, criptografia e o apoio de inteligência artificial (IA) para guiar o usuário em suas necessidades.

O post Um a cada três brasileiros usa celular reserva para transações bancárias apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/08/seguranca/um-a-cada-tres-brasileiros-usa-celular-reserva-para-transacoes-bancarias/