O WhatsApp testa uma funcionalidade que permitiria aos usuários pesquisar imagens compartilhadas em mensagens no Google Imagens, conforme apontado pelo site WABetaInfo nesta quarta-feira (09).
O recurso seria útil para verificar autenticidade de imagens enganosas ou manipuladas, por exemplo – principalmente aquelas encaminhadas com frequência. Essa busca de imagens ainda está em desenvolvimento e pode ser lançada numa atualização futura do WhatsApp.
WhatsApp testa recursos para segurar disseminação de desinformação e fake news
O recurso seria particularmente útil para identificar notícias falsas e verificar a autenticidade de imagens que tenham viralizado em redes sociais, além de postagens ou memes potencialmente manipuladores.
No recurso em teste, identificado na versão 2.24.21.31 do WhatsApp Beta, a busca por imagens é feita via Google (veja acima), mas o WhatsApp não armazena nem processa as imagens ou suas legendas. Assim, garante a privacidade dos usuários, segundo o site.
O recurso estaria disponível para todas as imagens, independentemente da frequência de encaminhamento. E seu uso seria opcional, com total controle por parte dos usuários sobre o início da busca.
Busca para verificar links
O WABetaInfo publicou uma nota, no final de setembro, sobre testes do WhatsApp de um recurso parecido, só que voltado para links. O princípio é o mesmo: oferecer um caminho rápido para o usuário verificar a autenticidade de algo recebido. No caso, links.
A diferença em comparação à busca de imagens é que este recurso seria limitado a links em mensagens marcadas como “encaminhado com frequência”.
Leia mais:
- WhatsApp: agora dá para curtir status e marcar contatos ‘secretamente’
- WhatsApp: como abrir localização no Google Maps
- WhatsApp: como ativar ou desativar confirmação de leitura
WhatsApp testa novo recurso de personalização no iPhone
Um novo recurso chegou a alguns testadores beta do WhatsApp no iOS. Ele amplia a possibilidade de personalizar os chats no aplicativo.
Detectado no WhatsApp iOS beta v24.20.71, a plataforma agora permite que alguns usuários escolham entre 22 temas de chat diferentes e 20 cores para conversas específicas. Esse recurso também foi flagrado em desenvolvimento para usuários do Android.
O recurso está disponível nas configurações do aplicativo. Os usuários têm a opção de selecionar um tema de chat padrão que será aplicado a todos os chats. E os usuários que desejam variedade podem escolher temas diferentes para conversas específicas, permitindo que eles diferenciem entre chats pessoais, de trabalho e de grupo, por exemplo.
O post WhatsApp testa pesquisa no Google Imagens dentro das conversas apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/09/internet-e-redes-sociais/whatsapp-testa-pesquisa-no-google-imagens-dentro-das-conversas/