11 de outubro de 2024
Lula conversa com Múcio após declarações da Defesa sobre ‘questões
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma conversa nesta quarta-feira com o ministro da Defesa, José Múcio. O diálogo ocorreu um dia após Múcio ter declarado que “questões ideológicas” teriam dificultado a finalização de uma licitação do Exército brasileiro para a aquisição de 36 veículos blindados obuseiros de 155 mm de uma empresa israelense.

Segundo aliados de Múcio, o presidente entrou em contato com o ministro para discutir outros temas, mas, durante a conversa, fez menção à declaração em tom de brincadeira. Membros da equipe da Defesa afirmam que o ministro já havia expressado claramente sua opinião sobre a questão em reuniões internas, o que fez com que a declaração não causasse surpresa dentro do governo.

Na terça-feira, durante um evento na Confederação Nacional da Indústria (CNI), Múcio afirmou:

— Houve agora uma concorrência, uma licitação, venceram os judeus, o povo de Israel. Mas por questões da guerra, do Hamas, os grupos políticos, não estamos com essa licitação pronta, mas por questões ideológicas, nós não podemos aprovar. O TCU não permitiu dar ao segundo colocado e nós estamos aguardando que essas questões passem para que a gente possa se defender.

Conforme o Globo mostrou no mês passado, o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim, tentava convencer Lula a não assinar contrato com a Elbit Systems, que venceu a licitação de R$ 1 bilhão em abril para a compra de veículos equipados com obuses capazes de disparos de grande alcance e precisão com munição calibre 155mm, sob o argumento de o governo israelense ter ofendido o presidente brasileiro. Desde então, o processo está parado.

O atraso na assinatura do contrato com a Elbit incomodou o Ministério da Defesa. A compra previa a entrega de dois blindados como amostras até 2025 e outros 34 em lotes anuais até 2034. A aquisição faz parte do projeto para ampliar a capacidade da infantaria, dentro de um programa que recebe investimentos do Exército desde 2017.

Com informações de O Globo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-conversa-com-mucio-apos-declaracoes-da-defesa-sobre-questoes-ideologicas-em-licitacao-de-blindados-de-israel/