A Skoola, academia de música urbana que funciona desde 2021 nos contentores e sala de espetáculos do Village Underground, tem 10 bolsas para oferecer a pessoas dos 9 aos 18 anos que queiram criar música em conjunto e/ou aperfeiçoar a prática de um instrumento musical, a sua voz, a sua escrita ou o seu interesse pela produção eletrónica.
As inscrições podem ser feitas até dia 11 de outubro, às 23h e o início das sessões é já no dia 14 de Outubro. Para inscrições deverá ser enviado e-mail [email protected] ou aqui.
Os grupos dividem-se entre pessoas dos 9 aos 13 anos e dos 14 aos 18 anos, sendo que para os primeiro grupo (mais novos) o horário é das 17h00 às 18h15 e para o segundo (mais velhos) das 18h30 às 19h45. Duas vezes por semana.
Da equipa de facilitadores, este ano, fazem parte Pedro Coquenão AKA Batida, Maze, Bruno Mushug (Octa Push), Tânia Lopes (Homens da Luta), Cláudio Nascimento (Ákila, Madu), Muleca XIII, Filipe Sousa (Quest Ensemble) entre outros artistas e licenciados em Música na Comunidade. O grupo que agora se forma já tem palcos para apresentar as suas criações, nos dias 25 e 26 de Outubro no Big Bang, festival europeu de música e aventura para públicos jovens que acontece no Centro Cultural de Belém e noutras datas a anunciar brevemente por toda a cidade, até final do ano.
Da lista de showcases mais impactantes que aconteceram na vida da Skoola fazem parte o festival Iminente em 2022, o festival Muro em 2023 e o festival Kalorama em 2024 onde subiram ao palco principal a acompanhar a Muleca XIII, Agosto passado.
A Skoola é um projeto urgente na vida de centenas de jovens, tendo já trabalhado com mais de 600 crianças e jovens dos 6 aos 21 anos. O impacto que este tem nas suas vidas foi investigado e documentado ao longo de 2 anos pelos professores-investigadores Abel Arez e Manon Marques da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música, num relatório que já foi publicado e partilhado em várias conferências relacionadas com o tema.
Estas bolsas estão disponíveis no âmbito de um prémio “Dream Up” que a Skoola recebeu por parte da fundação bnp paribas.
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/skoola-oferece-10-bolsas-na-area-da-formacao-musical-para-pessoas-dos-10-aos-18-anos/