Após o encerramento das investigações contra Cláudio Castro (PL) pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), o governador do Rio de Janeiro anunciou que permanecerá no cargo até o final do mandato, sem intenção de concorrer a outro posto em 2026. Ele descartou a possibilidade de deixar a cadeira em abril de 2026 para disputar as eleições.
— A decisão significa que agora vou ter paz para trabalhar os próximos dois anos, ainda mais porque não serei candidato a nada em 2026. Não vou me afastar, vou governar até o último dia — afirmou Castro em entrevista ao site Tempo.
No início de seu mandato, havia especulações sobre uma possível candidatura de Castro ao Senado em 2026. Mais tarde, foi cogitada a opção de ele disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, para garantir foro privilegiado. Com o encerramento das investigações, essa preocupação foi deixada de lado.
O governador também comentou sobre a transição de governo ao final de seu mandato.
— Cabral se reelegeu, e depois renunciou para deixar Pezão no governo. Pezão estava preso e não passou o cargo para Witzel, que saiu por impeachment. E eu me reelegi — afirmou Castro, destacando que o estado não tem uma cerimônia normal de transição de poder desde 2007, quando Rosinha Garotinho passou o cargo para Cabral. Segundo ele, quem vencer em 2026 terá “uma bela cerimônia” de transmissão de cargo.
Castro revelou ainda que planeja se dedicar à advocacia ao final de sua gestão.
Sucessão
Ao permanecer no Palácio Guanabara até o último dia de seu mandato, Castro não permitirá que o vice-governador Thiago Pampolha (MDB) assuma o cargo temporariamente, já que estão rompidos politicamente. Se não assumir a função de governador, Pampolha poderá disputar outro cargo nas eleições de 2026, algo que seria inviável se estivesse à frente do governo.
Com informações de O Globo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/vou-governar-ate-o-ultimo-dia-diz-castro-sobre-2026-apos-encerramento-de-investigacoes-no-stf/