11 de outubro de 2024
Lula vê ‘intromissão’ em investigação dos EUA sobre venda de
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou nesta sexta-feira como “intromissão” o pedido de informações feito pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos à fabricante sueca de aeronaves Saab sobre a venda de caças Gripen ao Brasil, um contrato assinado em 2014. Durante entrevista à rádio O Povo/CBN, de Fortaleza, Lula ressaltou que as aeronaves foram adquiridas no governo de Dilma Rousseff e criticou os EUA: “Os americanos não gostaram quando comprei o Rafael. Queriam que eu comprasse o avião deles.”

Além disso, Lula anunciou planos de adquirir novos aviões para uso da Presidência da República e de ministros, após a aeronave presidencial que o transportava de volta do México enfrentar problemas durante o voo. O presidente também garantiu que o ministro da Defesa, José Múcio, permanecerá no cargo, enfatizando que ele não perdeu importância, mesmo após as críticas públicas que fez sobre a influência da diplomacia e da “ideologia” nas decisões do governo.

“Múcio me ligou apavorado. Tenho amizade profunda com ele. Falei: ‘Já está superado. Você não vai perder de mim um centímetro de importância por conta daquilo’. Tenho estima profunda por ele. Não abalou nada a permanência dele no governo”, declarou Lula. O ministro da Defesa havia discursado na terça-feira (8) em um evento da CNI (Confederação Nacional da Indústria), onde afirmou que a diplomacia do governo tem dificultado as negociações das Forças Armadas.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

LEIA MAIS

Departamento de Justiça dos EUA investiga compra de caças pelo Brasil da sueca Gripen em 2014, objeto de denúncia contra Lula

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-ve-intromissao-em-investigacao-dos-eua-sobre-venda-de-cacas-gripen-ao-brasil/