A Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo regressa a Ílhavo e à Gafanha da Nazaré, de 1 a 3 de novembro, com uma dezena de propostas promovidas pelo Município de Ílhavo, através do projeto cultural 23 Milhas.
O evento reforça a sua relação com a comunidade e apresenta quatro estreias absolutas de projetos feitos em conjunto com escolas de dança do município e músicos e bailarinos que se juntaram à Companhia Jovem de Dança de Ílhavo, ao Coro da Madrugada e à Orquestra do Mar, além da estreia de um projeto a solo da plataforma PRAIA.
Depois de se ter apresentado pela primeira vez em 2023, quando se juntou para cantar canções de José Afonso, o Coro da Madrugada regressa agora na versão “Uma Nova Manhã” para cantar canções que surgiram depois do 25 de Abril de nomes como Fausto Bordalo Dias, José Mário Branco ou Jorge Palma. O projeto tem a direção musical e arranjos do pianista Pedro Almeida, a orientação da maestrina Aoife Hiney e a preparação vocal de Luís António Freitas. Apresenta-se no dia 1 de novembro, às 21:30, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.
A Companhia Jovem de Dança de Ílhavo (CJDI) estreia a sua quinta criação, dirigida pelo diretor artístico e pedagógico da Companhia, o coreógrafo Luiz Antunes. “GINECEU” é o primeiro espetáculo da CJDI que abriu convocatória a bailarinos externos às escolas de dança do Município e conta com 14 intérpretes, figurinos de Joel Reigota, composição musical de Henrique Portovedo e assistência à criação de Marco Olival. Reflete sobre utopias, distopias, aparições e superstições num “falso mundo cor-de-rosa”. Tem duas récitas marcadas para sábado, 2 de novembro, às 21:30, e domingo, dia 3, às 15:00, na Casa da Cultura de Ílhavo.
Depois de interpretar Fausto Bordalo Dias em 2023, sob a orientação dos Lavoisier, o projeto comunitário da Orquestra do Mar regressa e convida Samuel Úria para assumir os comandos na interpretação do disco “Uma Canção para a Europa”, editado por Carlos do Carmo em 1976, bem como outras músicas lançadas no mesmo ano. A ele juntam-se mais de duas dezenas de músicos do Município de Ílhavo, que responderam à convocatória, sob a direção musical do músico António Quintino. A Orquestra fecha o festival, no domingo, às 19:00, na Fábrica das Ideias.
Da PRAIA, plataforma de registo de artistas ilhavenses integrada no programa de apoio à produção local do 23 Milhas, destaque para a estreia absoluta do projeto Ayela, de Daniela Cardoso, que combina ambient pop, música eletrónica, tradicional e experimental. O concerto é no sábado, às 16:00, na Casa da Cultura de Ílhavo. No mesmo dia, mas às 23:00, atua o saxofonista Guilherme Fradinho, que apresenta a sua música original em quinteto.
Nesta edição prolongam-se os Encontros Praia, que desafiaram músicos que não se conheciam a trabalhar em conjunto e que apresentaram os primeiros resultados dessa experiência coletiva no Festival Rádio Faneca. Adriana Grego, Jorge Anjos e Micael Lourenço com Xumiga (sexta-feira), Projecto X.X com Feed The Horse (sábado) e Charles Lazer com Vitória Wilkens (domingo) regressam agora para apresentar as suas criações conjuntas num novo contexto. Ainda neste contexto, ao longo dos três dias será apresentado o documentário “Encontros PRAIA”, do realizador Gonçalo Almeida, que foi desafiado a acompanhar o processo de criação e apresentação destes artistas antes e durante o festival Rádio Faneca.
No fim-de-semana que antecipa a Milha, a 27 de outubro, às 16:00, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, há concerto especial da Orquestra Filarmónica Gafanhense, que apresenta “Todos os nossos dias, Abril”, em que serão interpretadas recomposições orquestrais de temas de José Afonso, Brigada Victor Jara, Júlio Pereira, Sérgio Godinho, Fausto Bordalo Dias, Jorge Palma, Lena D’Água, Camané ou Vitorino.
Os bilhetes para a Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo custam 3,00€ e alguns espetáculos são gratuitos. Os bilhetes ficam disponíveis no dia 17 de outubro nas bilheteiras dos espaços 23 Milhas e na BOL.
Conteúdo patrocinado por 23 Milhas.
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/samuel-uria-interpreta-disco-de-carlos-do-carmo-com-a-comunidade-ilhavense-na-milha/