O visual talvez seja o mais importante, mas áudio também desempenha um papel fundamental quando falamos da criação de bons vídeos. Pensando nisso, a Adobe apresentou em uma conferência o Project Super Sonic, um protótipo experimental que promete revolucionar a produção de áudio para vídeos.
Esse projeto permite gerar rapidamente efeitos sonoros e trilhas sonoras usando texto, reconhecimento de objetos e até gravações da própria voz.
Embora a capacidade de criar áudio a partir de texto não seja uma novidade, a Adobe inova ao oferecer dois modos adicionais: um que utiliza modelos de reconhecimento de objetos, permitindo que os usuários cliquem em partes específicas de um vídeo para gerar sons, e outro que permite que os usuários imitem sons, com a ferramenta gerando automaticamente o áudio correspondente.
Leia mais:
- IA e direitos autorais: Meio-termo da Adobe funciona, diz revista
- Adobe tem plano para proteger artistas dos plágios com IA
- 14 perguntas e respostas sobre Inteligência Artificial (IA)
Mais controle aos criadores de conteúdo audiovisual
- Justin Salamon, chefe de IA de Design de Som da Adobe, enfatizou que a proposta é dar mais controle aos criadores, transformando o processo de produção sonora em uma ferramenta expressiva.
- A ferramenta analisa características vocais e sonoras para orientar a geração de áudio, podendo também responder a outros sons, como palmas ou instrumentos musicais.
- O Project Super Sonic é parte das “sneaks” do Adobe Max, que são demonstrações de recursos experimentais em desenvolvimento.
Embora muitos desses projetos possam se integrar ao Creative Suite da Adobe, não há garantias. No entanto, a equipe que trabalha no Super Sonic também esteve envolvida em outras inovações, como a parte de áudio do modelo de IA generativa Firefly, aumentando as expectativas de que o projeto avance para produção.
O post Projeto da Adobe quer revolucionar produções audiovisuais apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/15/pro/projeto-da-adobe-quer-revolucionar-producoes-audiovisuais/