O Olhar Digital está em Dubai acompanhando duas das maiores feiras de tecnologia do mundo: a Gitex Global e a Expand North Star. Quando o assunto é inovação e tecnologia, especialmente em grandes eventos, veículos elétricos nunca ficam de fora. Muito pelo contrário!
Neste ano, a XPENG AEROHT, maior empresa de ‘carros voadores‘ da Ásia, apresentou seu eVTOL. Tan Wang, vice-presidente e cofundador da companhia, falou sobre os dois mais avançados veículos voadores da empresa.
Isso é o que chamamos de carro voador eVTOL. Ele pode andar na estrada e voar no céu. Olhe para a hélice. São oito hélices e quatro braços. Quando você quiser dirigir na estrada, pode dobrá-las no corpo do carro e então dirigir como um carro elétrico normal. Se você quiser voar, é só estacionar e abrir todos os braços, todas as hélices, e ele pode voar verticalmente.
Tan Wang
Wang explicou que este modelo em demonstração na Gitex ainda deve demorar um pouco para chegar ao mercado, já que ainda há muitos testes de segurança para serem feitos e as cidades precisarão de infraestrutura adaptada para eVTOLs. No final das contas, este veículo ainda é um protótipo que pode demorar até 8 anos para chegar ao mercado. No entanto, a XPENG tem mais uma novidade na manga: um carro voador modular.
Aquele modelo é mais para o futuro. Eu gostaria de falar também de outro veículo voador, mas que será produzido em massa. Iniciaremos nossa pré-venda até o final deste ano e nossos clientes receberão o carro em dois anos. Então, o futuro está chegando muito rapidamente.
Tan Wang
O carro voador modular da XPENG AEROTH parece um tipo de van à primeira vista. No entanto, basta abrir o teto do veículo que o motorista pode, literalmente, decolar. Enquanto o módulo externo do carro o adapta para estradas, o módulo interno permite a decolagem. Este carro modular consegue carregar o eVTOL interno até seis vezes, com cada carga permitindo cerca de 20 quilômetros de vôo.
O vice-presidente da XPENG afirma que, no caso do eVTOL em exposição em Dubai, ainda é muito cedo para falarmos de preço e disponibilidade. No entanto, para o carro voador modular, as vendas começarão na China. A XPENG espera vender cerca de 20 mil unidades antes de expandir sua disponibilidade para outros mercado. Wang, porém, chegou a estipular um preço para esse modelo se vendido fora da China: 300 mil dólares, ou cerca de R$ 1,7 milhão.
O post A era dos carros voadores chegou! Mas é bom preparar o bolso… apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/16/videos/a-era-dos-carros-voadores-chegou-mas-e-bom-preparar-o-bolso/