A NASA quer retornar à Lua em grande estilo. A missão Artemis 3, que chegará ao satélite natural da Terra mais de cinco décadas depois da última viagem tripulada, contará com trajes espaciais desenvolvidos pela marca de luxo Prada. A vestimenta foi apresentada oficialmente esta semana.
Além do “estilo” em si, o traje traz equipamentos que protegerão astronautas na Lua e podem ser adaptados para operações na órbita baixa da Terra.
Missão para a Lua terá traje de luxo da Prada
Os astronautas que integrarão a missão Artemis 3 estarão bem vestidos. O design do traje Axiom Extravehicular Mobility Unit (AxEMU) já tinha sido revelado com camada externa escura, cobrindo detalhes e tecnologias da roupa. Na terça-feira (15), o design final foi apresentado durante o Congresso Internacional de Astronáutica em Milão (Itália). Ele é feito pela Axiom Space em parceria com a Prada.
De acordo com a Axiom, o traje espacial é composto por material branco que reflete calor e protege os astronautas de temperaturas extremas e da poeira da Lua. Isso permite caminhadas espaciais de até oito horas.
A Prada participou do projeto trabalhando justamente na camada externa, recomendando aos engenheiros da empresa espacial materiais e características que protegessem os tripulantes – claro, sem perder o apelo visual.
Como é o traje da Axiom Space produzido em parceria com a Prada
- De acordo com O Globo, além de proteger os astronautas de calor e poeira lunar, o AxEMU tem flexibilidade, desempenho, segurança e ferramentas especializadas para as atividades da missão Artemis 3 na Lua;
- Ele também inclui sistemas de diagnóstico a bordo, resfriamento e remoção de dióxido de carbono;
- Ainda, a vestimenta não serve apenas para missões na Lua: ele é adaptável e pode servir para operações na órbita baixa da Terra.
Atualmente, o traje está na fase final de desenvolvimento, depois de passar por uma série de testes e simulações da NASA, Axiom Space e da SpaceX. Se tudo der certo, ele seguirá para novas etapas até entrar na fase de revisão crítica, em 2025.
Artemis 3 vai levar humanos à Lua décadas após última viagem tripulada
O programa Artemis conta com uma série de missões que começaram a ser desenvolvidas há mais de uma década. A Artemis 1, primeira delas, foi lançada em novembro de 2023 após diversas tentativas canceladas por certos problemas.
A Artemis 2, que orbitará a Lua, mas sem pousar, estava programada para este ano, mas foi adiada para o ano que vem.
Já a missão Artemis 3 visa retornar humanos à Lua pela primeira vez em uma missão tripulada desde o programa Apollo, que pousou no satélite natural em 1972. A intenção, desta vez, é chegar ao polo sul do astro, local ainda misterioso para astrônomos e que, possivelmente, tem água em forma de gelo.
O cronograma inicial estimava o lançamento para dezembro de 2025, mas foi adiado para setembro de 2026 – data que ainda é considerada otimista demais devido à complexidade da operação.
Leia mais:
- 10 curiosidades sobre a Lua
- Como tirar foto da Lua com um celular Samsung?
- Astronautas não podem vestir preto na Lua; entenda
Isso não fez a NASA desanimar. Em setembro do ano passado, a Axiom foi escolhida para desenhar os trajes da missão, testados no final de abril. Na ocasião, o objetivo era entender como os hardwares trabalham em conjunto com a missão. A empresa responsável pelo AxEMU manterá a patente.
A Artemis 3 é considerada complexa e já enfrentou múltiplos desafios. É possível que novas mudanças aconteçam até a data estipulada. Uma delas, cogitada em abril deste ano, foram as rotas de lançamento e pouso (o Olhar Digital detalhou mais sobre o assunto aqui).
O post Artemis: missão para a Lua terá traje espacial da Prada; veja apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/16/ciencia-e-espaco/artemis-missao-para-a-lua-tera-traje-espacial-da-prada-veja/