17 de outubro de 2024
Aliados de Valdemar Costa Neto e de Bolsonaro entram em
Compartilhe:

Aliados de Jair Bolsonaro e de Valdemar Costa Neto passaram a trabalhar nas últimas 24 horas para amenizar a tensão entre os dois após declarações de Valdemar, presidente do PL, sobre a candidatura presidencial de 2026. Em entrevistas à GloboNews e ao jornal O Globo, Valdemar afirmou que Tarcísio de Freitas seria “o primeiro da fila” para disputar o Palácio do Planalto, o que desencadeou a reação de Bolsonaro. O ex-presidente rebateu, afirmando que ele seria o candidato e que, caso sua inelegibilidade permaneça, “vai jogar a toalha” e “cuidar da sua vida”.

A resposta de Bolsonaro foi vista como um recado claro a Valdemar, transmitido por seus interlocutores, segundo a colunista Bela Megale, do Globo, que as entrevistas do líder do PL foram “extemporâneas” e “impróprias”. Auxiliares de Bolsonaro o aconselharam a focar seus discursos nas prefeituras conquistadas pelo PL nas eleições municipais, evitando comentários sobre 2026 para não intensificar a crise.

Embora Valdemar tenha sido aconselhado a moderar suas declarações, aliados do presidente do PL destacaram que ele deixou claro nas entrevistas que Bolsonaro seria a primeira opção do partido, caso sua situação jurídica fosse resolvida.

Desde fevereiro, Bolsonaro e Valdemar estão impedidos de se comunicar diretamente por determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes, em razão das investigações que envolvem ex-presidente.

Na semana passada, Bolsonaro admitiu em uma reunião privada que, devido à sua inelegibilidade, Tarcísio de Freitas é, de fato, o nome mais bem posicionado para a corrida presidencial. Entretanto, o vazamento dessa fala e o apoio crescente a Tarcísio por parte de seus aliados, especialmente após o primeiro turno das eleições, deixaram Bolsonaro irritado.

Além disso, o senador Flávio Bolsonaro também defendeu em entrevista que o governador de São Paulo é o nome mais adequado para enfrentar Lula em 2026.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/aliados-de-valdemar-costa-neto-e-de-bolsonaro-entram-em-campo-para-amenizar-tensao-criada-com-ascensao-do-nome-de-tarcisio-para-2026/