Imagine que seu avô ou avó esqueceu seu aniversário e ainda confundiu o seu nome com o de outro neto. Logo, a família começa a levantar algumas dúvidas relacionadas a esses episódios de esquecimento. Sobretudo, hipóteses como Alzheimer, demência ou apenas velhice são levantadas. Mas como diferenciá-las?
A perda da memória juntamente com a redução de neurotransmissores cerebrais é comum à idade. No entanto, quando há outros fatores ou sintomas envolvidos, o diagnóstico pode ser um pouco mais grave. Mas que sintomas são esses e como diferenciar quando é somente um sinal da idade chegando, ou algo mais sério? Entenda agora.
Leia mais
- Quando entramos na velhice, segundo a ciência?
- Como é possível uma pessoa com Alzheimer não ter sintomas?
- Alzheimer: técnica permite identificar a doença no estágio inicial
Quais são os sinais normais de envelhecimento?
De acordo com a ciência, o processo de envelhecimento, também chamado de senescência, traz alterações que não são necessariamente patológicas, mas tornam o idoso mais suscetível a intercorrências.
Entre essas intercorrências, acontecem naturalmente a redução de neurotransmissores cerebrais e de neurônios. Dessa forma, é comum o idoso sofrer com as perdas cognitivas, apresentar uma memória mais lenta e perder um pouco da capacidade de reter novas informações novas.
Quando é mais do que velhice?
Sobretudo, esquecer nomes de pessoas, lugares e até datas importantes não é motivo para alarde. Afinal, falta de atenção ou distrações são comuns a qualquer idade. No entanto, quando esses déficits de memória não são transitórios, há razões para se preocupar.
Contudo, há outros sinais que podem ser um alerta para buscar um diagnóstico preciso. Portanto, veja a seguir os sintomas de demência e Alzheimer para entender melhor.
Quais são os sintomas de demência?
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 1,2 milhão pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano no Brasil.
Os principais sintomas de demência são: dificuldades para se lembrar, pensar e se comunicar, dificuldades com a rotina e dificuldades emocionais e comportamentais. Contudo, os sintomas da demência variam dependendo do que está os causando e, pode variar de pessoa para pessoa.
Quais são os sintomas de Alzheimer?
Embora o Alzheimer também seja um tipo de demência, apresenta um leque de sintomas mais marcados. Entre esses estão: desorientação temporal e espacial, esquecimento de datas recentes, dificuldade de encontrar a palavra exata para se comunicar e trocar as palavras, mau-humor, perda de objetos, apatia, isolamento social e dificuldade de realizar tarefas da rotina.
Contudo, para esclarecer melhor os sintomas é preciso procurar a ajuda de um profissional. Neste caso, as especialidades indicadas são: geriatras, neurologistas e psiquiatras.
A partir de uma ampla avaliação de sintomas, o especialista solicitará uma bateria de exames neurocognitivos, exames de imagem (ressonância magnética (MRI) ou a tomografia computadorizada), e a avaliação de biomarcadores do líquido cefalorraquidiano (liquor).
O post Alzheimer, demência ou sinais de velhice? Como diferenciar os sintomas apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/18/medicina-e-saude/alzheimer-demencia-ou-sinais-de-velhice-como-diferenciar-os-sintomas/