O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (21) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não perdeu a consciência após sofrer uma queda no sábado, quando machucou a parte de trás da cabeça no banheiro do Palácio da Alvorada. Segundo Padilha, Lula está “muito ativo” e, mesmo em recuperação, segue despachando normalmente, sem apresentar dores ou alterações neurológicas.
— Não tem qualquer tipo de dor, está super bem. Desde o momento do acidente não perdeu qualquer tipo de orientação, nível de consciência mantido. Ele que procurou os primeiros cuidados. A avaliação da equipe médica foi quadro neurológico normal, sem alteração motora. É acompanhamento dos exames agora. Provavelmente amanhã deve ter novo exame de ressonância — afirmou Padilha.
Lula, que teve que cancelar sua participação presencial na Cúpula dos Brics na Rússia, fará uma aparição por videoconferência na quarta-feira (23). De acordo com Padilha, o presidente tem mantido contato direto com o chanceler Mauro Vieira, chefe da delegação brasileira no evento, para passar orientações sobre a participação do Brasil na cúpula.
— Presidente está mantendo contato direto com Mauro que está representando o Brasil na reunião dos Brics, passando orientações. A participação do Lula nos Brics não está definida em qual momento” — disse o ministro.
Presença em palanques na reta final das eleições será avaliada
A equipe médica recomendou que Lula não realize viagens de longa duração por enquanto, mas permitiu sua participação em reuniões e despachos do Palácio da Alvorada. A decisão sobre viagens de curta distância no final de semana, quando o presidente poderia subir em palanques de aliados no segundo turno das eleições, será avaliada posteriormente pelos médicos.
Após o acidente, Lula foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde recebeu pontos na cabeça. O médico Roberto Kalil, que acompanha o presidente, informou que Lula teve uma contusão cerebral com “mínimo ponto de hematoma” na região occipital, mas ressaltou que é improvável que o quadro evolua.
— O que ele teve foi uma contusão na região occipital, atrás da cabeça, foi um forte trauma nessa região, que levou a uma chamada contusão do cérebro, um mínimo ponto de hematoma. Pouco provável que esse hematoma evolua — explicou Kalil.
Durante a manhã desta segunda-feira, Lula recebeu Padilha e o assessor especial Celso Amorim no Palácio da Alvorada, além do chanceler Mauro Vieira no domingo, para discutir a posição do governo brasileiro na Cúpula dos Brics. O presidente ainda será submetido a novos exames durante a semana para acompanhamento de sua recuperação.
Com informações de O Globo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-esta-muito-ativo-e-sem-dores-apos-queda-afirma-ministro-padilha/