22 de outubro de 2024
Contagem regressiva para o 2º turno em Imperatriz
Compartilhe:

Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, se prepara para um momento histórico nas eleições de 2024. No próximo dia 27 de outubro, a cidade, que ultrapassou a marca de 200 mil eleitores aptos a votar, terá pela primeira vez na sua história um segundo turno na disputa pela prefeitura. O cenário eleitoral se configura com Rildo Amaral (PP), que obteve 55.149 votos (35,57%), e Mariana Carvalho (Republicanos), que conquistou 41.172 votos (26,56%), no primeiro turno.

A disputa promete ficar mais acirrada, com novas alianças se formando nesta fase decisiva. O deputado federal Josivaldo JP (PSD), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno com 21,08% dos votos, declarou no início da semana, o seu apoio a Rildo Amaral. Essa adesão é vista como estratégica, dada a representatividade de JP entre o eleitorado local.

Outro apoio de peso para Amaral veio do vice-governador Felipe Camarão (PT). Em uma publicação nas redes sociais, Camarão afirmou que a disputa vai além de polarizações políticas entre direita e esquerda, endossando Amaral como a melhor opção para o futuro de Imperatriz. Além disso, a base política do governador Carlos Brandão (PSB) e Clayton Noleto, presidente do PSB no Maranhão, reforçaram o apoio do partido ao candidato do PP, consolidando uma ampla frente política em torno de Amaral.

Por outro lado, Mariana Carvalho, única mulher candidata à prefeitura, atraiu o apoio do ex-senador Roberto Rocha, pré-candidato ao governo em 2026, que foi o primeiro a apoiar a candidata, ainda no primeiro turno. Rocha levou consigo o marqueteiro Janderson Landim, conhecido por suas campanhas para Luciano Gênesio em Pinheiro, com o objetivo de derrotar o candidato do governo, Rildo Amaral.

Quem também está apoiando Mariana Carvalho, é Lahesio Bonfim (Novo), ex-candidato ao governo do estado, que foi o mais votado em Imperatriz nas eleições de 2022. Bonfim se alinha à candidatura de Mariana após o primeiro turno, no qual apoiou Nilson Takashi, quarto colocado com 10,37% dos votos válidos. Mariana também recebeu o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o primeiro turno, fortalecendo sua base de extrema direita. A expectativa sobre um possível retorno de Bolsonaro à cidade para a reta final de campanha ainda é incerta, mas sua influência entre o eleitorado bolsonarista local é inegável.

Mariana tem uma trajetória política ascendente, com destaque desde 2018, quando disputou uma vaga na Assembleia Legislativa. Em 2020, ela concorreu pela primeira vez à Prefeitura de Imperatriz e, em 2023, assumiu uma vaga temporária na Câmara dos Deputados, representando o Maranhão.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/10/contagem-regressiva-para-o-2o-turno-em-imperatriz/